por Cyro Saadeh*
|
estadao.com.br
Folha Online
JB Online
Band Esporte
Agência Brasil
CARTA CAPITAL
DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)
BBCBrasil.com
Último Segundo - iG
Terra
Yahoo!
Google News
Observatório do Direito à Comunicação
Desemprego Zero
Época
SESC - Revista Digital
RADIO FRANCE INTERNATIONALE
Consultor Jurídico
Supremo Tribunal Federal
Superior Tribunal de Justiça
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO
Senado Federal
Camara dos Deputados
Governo Federal
Ministério do Desenvolvimento
Governo do Estado de São Paulo
Prefeitura de São Paulo
Rádio ONU
ACNUR
UNICEF
Observatorio da Imprensa
Repórter Brasil
ANISTIA INTERNACIONAL
human rights watch
EL PAIS
EL MUNDO
LA NACION
CLARIN
Página 12
Granma
LE MONDE
LE FIGARO
The Independent
FINANCIAL TIMES
AL JAZEERA
Haaretz
NYT
WASHINGTON POST
The New Yorker
CNN
LE MONDE DIPLOMATIQUE
MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA
por Cyro Saadeh*
Memórias de um amor que já se foi!
Ei, você!!! Cadê você???
Você que um dia, sem mais nem menos, chegou na minha vida e quase como um atropelamento me assediou com palavras que fariam a mais feia das mulheres se achar deusa!
Você que me fez acreditar no amor sem interesses, sem máscaras, sem segundas intenções...
Você que me fazia sentir borboletas no estômago!
O amor acontece sempre assim, e graças a Deus ele acontece não só uma ou duas vezes na vida! Mas, acontece sempre pras pessoas que, como eu, andam eternamente apaixonadas! E é tão verdadeiro tudo isso que já sinto a presença de um novo amor no ar !!!
Coisas do amor!!! É por essas e outras que creio no amor e vivo sempre na busca incessante de vivenciá-lo a todo momento! Esse sim é o melhor alimento pra alma e pro coração!
__________________________________________
MANDALLA
Em um seminário no qual palestrei no município de Tiquara, na Bahia, pude conhecer a Mandalla. Uma nova forma de cultivo que veio beneficiar o pequeno agricultor que, além de tudo, necessita plantar para sua sobrevivência.
Com o pensamento voltado àqueles que sobrevivem de acordo com os recursos naturais da sua localidade, o nordestino mostra a importância de iniciativas nas quais favoreçam a população humilde do campo driblando problemas como o preconceito e as limitações do clima semi-árido.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E CARICATURAS
Ser ou não ser Hamlet?
Wagner Moura encara o desafio de interpretar o ícone do inenarrável Shakespeare
Após sucesso na TV como Olavo, e no cinema com o Tropa de Elite de seu capitão Nascimento, Wagner Moura aceita interpretar no teatro Hamlet de Shakespeare e prova que a versatilidade de sua profissão realmente corre em suas veias.
A HOMOSSEXUALIDADE E NÓS
A questão da diferença está mais do que impressa na sexualidade humana. Anatomicamente somos distintos como machos e fêmeas e mesmo dentro dessas categorias existem diferenças individuais. As anatômicas nos causam desconforto, seja por que implicam beleza, masculinidade, feminilidade ou mesmo fantasias sexuais (tamanho de mamas, de pênis, musculatura, gordura corporal, etc.). Tendemos a ver, como nossos antepassados que “perfeição” física e beleza é um dom que veio de Deus e que se traduz em bondade, confiança e bom caráter. Nada mais irreal. O mesmo se dá com a orientação sexual de cada um de nós. Pode parecer incrível, mas não optamos, escolhemos se vamos ter desejo ou tesão por homem, mulher ou ambos. Não é uma questão de consciência ou de moral; é uma questão de desejo e esse não depende da vontade e sim de algo ainda indefinível. Por isso a Medicina e a Psicologia aboliram o termo opção quando se fala de homossexualidade. Não é, na verdade, uma opção e sim uma falta de opção, como muitos homossexuais falam.
CRÔNICA - MARCIANOS
(imagem de domínio público - Image courtesy of the Image Analysis Laboratory, NASA Johnson Space Center)
AMAZÔNIA, UMA GUERRA SEM ARMAS
FOBIA DE NAMORO
Eu adoro amizades masculinas. Tenho, digamos, um talento nato pra desenvolver um elo de confiança entre eu e eles! Cultivei alguns amigos que me foram de suma importância em muitos dos momentos complexos da minha vida afetiva!
O que mais me chamou a atenção foi o medo que tem os homens em assumir o tal “namoro”.
Na verdade, quando se começa sair com alguém, a gente fica meio ceguinha... É aquela coisinha do friozinho na barriga toda vez que o celular toca e aparece lá o nome do dito cujo por quem você treme só de ouvir a voz!
Vixe, nós ficamos bobinhas, levinhas e com aquele sorrisinho peculiar de expectativa boa...
Daí vem aquele super investimento em novas roupas, lingeries, aquela cortadinha básica nos cabelos e horas a mais na academia pra destruir de vez aquela celulite que a gente abomina!!!
Se esse ser é incrivelmente a melhor companhia pra você, esqueça o “RÓTULO” e viva a historinha de amor de vocês sem essa necessidade de dar nomes pra isso!
______________________________________
A OMISSÃO NA PERIFERIA FICOU NO PASSADO?
AS PRISÕES DURANTE O REGIME MILITAR
UM MUNDO MAIS XENÓFOBO E QUE TRATA O SER HUMANO COMO OBJETO DE LUCRO
O VÍDEO PARA O MÊS
A IMAGEM PARA O MÊS
A FRASE PARA O MÊS
A PRESENÇA ÁRABE NA LÍNGUA PORTUGUESA
DEVANEIOS DE QUEM SE ACHA ESCRITOR, POETA OU APENAS UM SER REFLEXIVO
COM ESSE TEMPO, NÃO QUEREMOS NADA QUE NOS TIRE DO ACONCHEGO.
SOB A CHUVA HÁ UM CERTO TEMOR DA NATUREZA.
SINAL DE QUE AINDA NÃO A DOMINAMOS. SERÁ QUE LHE RESTA ALGUMA DÚVIDA, MESMO COM OS ACONTECIMENTOS ATUAIS?
ESTADOS UNIDOS E PERU NEGOCIAM CONSTRUÇÃO DE BASE MILITAR
QUEM PRECISA SER POETA PARA ESCREVER SOBRE A VIDA E O AMOR?
Não consigo escrever pouco, não adianta.
Não consigo não desejar viajar, amar e tantas outras coisas.
Já me falaram que estou nas profissões certas, advogado e jornalista, pois são trabalhos que exigem uma boa escrita. Ah, mas eu não quero só escrever bem, sonho em ser escritor, daqueles que escreve de montão... montão de realidades, montão de sonhos e também de utopias.
Já me disseram que seria um bom caminhoneiro, de tanto que pego estradas pelo Brasil afora. Ah, mas queria era ser astronauta, para viajar além do nosso planeta.
Também já me falaram que para amar basta estar vivo. Mas não quero só viver e amar. Quero fazer tudo isso intensamente, respirar e me alimentar da vida e amar a própria vida.
Ah, talvez não esteja poético, mas quem precisa ser poeta quando escreve da vida e do amor? São poesias vívidas.
PAULISTAS EM ALTA NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O São Paulo mostrou que está totalmente recuperado da eliminação na Taça Libertadores da América. O Tricolor bateu o Flamengo, no Maracanã, por 4 a 2. Borges foi o destaque da partida, marcando dois gols. Com a vitória, o São Paulo está em sexto lugar, com nove pontos. O atacante Adriano, conhecido como O Imperador, afirmou que pretende fazer a partida de despedida com a
VEXAME NACIONAL
Os gols foram marcados por Roque Santa Cruz e pelo atacante Cabañas, famoso por ter marcado os gols que eliminaram o Santos da Taça Libertadores, no confronto frente ao América-MEX. Com essa derrota, o Brasil agora está em quarto lugar, com oito pontos. A seleção brasileira mostrou que precisa melhorar muito para o próximo confronto das eliminatórias, que será contra a poderosa Argentina. A partida contra os Hermanos, que estão em segundo lugar nas eliminatórias, será disputada na próxima quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os ingressos para a partida já estão esgotados desde a semana passada. Uma nova derrota pode custar o cargo do treinador Dunga, que está ameaçado
As quatro primeiras seleções garantem classificação para o Mundial.
SPFW homenageia a terra do sol nascente
O Japão será tema da 25ª edição da SPFW, que começa nessa terça-feira, 17 de junho, e em eventos paralelos aos desfiles a moda japonesa será abordada, como uma homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Braisl.
Aplausos a semana mais elegante da estação!
Nossa São Paulo
CANUDOS
(foto extraída da página www.bahia.com.br)
PROCURA-SE INSETICIDA HUMANO
Após a derrota desejadíssima (por mim) de Hillary Clinton, B. Obama acaba de abrir as portas de sua possível candidatura. E, pelo visto, mesmo depois do desentendimento com o seu pastor, a fé continua a mover montanhas.
Dono de um coração bondoso, Obama não perdeu a (des)oportunidade de convidar Hillary para a sua chapa, mas, como óleo e água não se misturam, essa (des)união está longe de acontecer.
Não que eu esteja desvalorizando a conquista das mulheres na política ou sendo irônica, mas seria hilário vivenciar um governo presidido por esta dupla. Calçadas sem buracos para não estragarmos os sapatos, projetos de permuta com a Daslu e todas as grifes famosas de New York e, de repente, até uma Casa Branca pintada de rosa bebê!
_______________________________________________________
* jornalista
EDITORIAL
Não se esqueça. Aqui há espaço aberto para a sua manifestação. Bote a boca no trombone ou, se preferir, os dedos no teclado e mande o resultado pra cá.
DICAS DA LELI PARA O FINAL DE SEMANA
O incrível Hulk no Brasil!!!
O filme Hulk, segunda adaptação, estréia hoje nos cinemas e com o diferencial de cenas rodadas no Rio de Janeiro, claro, em uma favela do Rio. Para enfatizar um pouco mais o cenário violento e suburbano que estrangeiros têm a respeito de nosso país, acham que somos futebol, carnaval e agora: favela e tiroteio.
Sex and the city
É um filme leve, bem elaborado, longo e deliciosamente intrigante, vale a pena assistir, não só as românticas e feministas de plantão, mas posso arriscar que esse filme pode urpreender e agradar a maioria do público.
“Rio da Integração Nacional” agora é o “Rio da Polêmica”
FALANDO DE AMOR...
Já vivi amores tão lindos que prefiro deixar no esquecimento os dissabores! Na verdade, tenho uma linha de defesa muito minha: “os amores que me machucaram, deixo-os no reservatório de experiência”.
_______________________________________________________________
* jornalista e escreve para a coluna MULHER E COMPORTAMENTO do JP
LÁ VAI A DICA
12 DE JUNHO NÃO É SÓ DIA DOS NAMORADOS
Agência Câmara
NO DIA DOS NAMORADOS
Vamos beber e amar...e assim teremos uma vida longa e saudável!
Esse friozinho, o dia dos namorados se aproximando e essa notícia maravilhosa que o vinho tinto, além de "ilustrar" perfeitamente uma noite romântica, ainda faz bem (literalmente) ao coração.
Uma substância química encontrada no vinho tinto pode ajudar a manter o coração "geneticamente jovem", segundo um estudo publicado no jornal acadêmico PLOS One. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram que as substâncias contidas no vinho tinto são capazes de frear mudanças no funcionamento dos genes do coração associadas à idade. Outros estudos já indicaram que um copo de vinho tinto durante as refeições pode ajudar a combater problemas do coração.
Que um "vinhozinho"sempre cai bem, nós sempre soubemos, mas que ele ajuda a manter o coração sadio, é o que eu chamo de unir o útil ao agradável, ainda bem que esses cientistas se incubem de estudar e comprovar notícias tão agradáveis e que, cá entre nós, vem bem a calhar nessa estação.
Bebam com moderação, mas bebam, e sejam felizes e saudáveis para sempre!
TESTE NUCLEAR NO ATOL DE BIKINI
A sexualidade e nós
por Alexandre Saadeh*
Dia destes uma paciente me perguntou em alto e bom som por que o sexo, que deveria ser uma coisa tranqüila, não é?
Por vários motivos. Penso que o mais importante deles é o fato de apesar de ser uma atividade fisiológica e de base biológica, ele é regido por valores culturais, religiosos e morais que o tornam um fenômeno único e de vital importância em nosso dia-a-dia desde que nascemos, pois é a forma que adquire o nosso prazer. A Psicanálise mesmo nos diz que qualquer prazer, em nosso desenvolvimento, ganha um cunho sexual.
NOSSAS BANCAS DE JORNAL
VOTO LATINO
E, mesmo morando ao lado de povos com culturas tão ricas como a nossa, pouco sabemos sobre eles. Ouso dizer que pouco nos interessamos. E isso nos priva de conhecer, por exemplo na música, artistas de primeira linha, como Soda Estéreo, Los Prisioneros, Mercedez Sosa, Silvio Rodrigues, entre milhares de outros. Na literatura, há opções para todos os gostos: Garcia Marques, Asturias, Isabel Allende, Galeano, Vargas Llosa, Borges, Neruda.... Temos a chilena Gabriela Mistral, primeira mulher a receber o prêmio Nobel de literatura.
Talvez isso ocorra pelas nossas gigantes fronteiras ou o grande culpado seja o idioma, mas seria muito proveitoso conhecer-nos e desfrutarmos dos benefícios que uma grande "união latino-americana" perante o mundo. Fomos colonizados de forma catastrófica. Passamos o período da guerra fria sob o domínio dos EUA, que se empenhou em transformar governos democraticamente eleitos em ditaduras. Somos assolados por crises que deixaram a maioria de nós miseráveis. E estamos enfrentando uma possível dominação midiática.
Não se trata de propagar o ódio contra os “gringos”, mas apenas reivindicar um tratamento digno à nossa condição de seres humanos. Não há cidadãos de segunda classe neste planeta. Não somos apenas um conglomerado de republiquetas de banana. A América Latina vive o seu melhor momento e a ocasião é perfeita para a nossa verdadeira independência. Lógico que precisamos do mundo, mas o mundo também precisa de nós. O Brasil certamente tem posição de vanguarda nessa caminhada, mas devemos conhecer e respeitar nossos parceiros.