2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

AS PRISÕES DURANTE O REGIME MILITAR

Recentemente pude ter o privilégio de conversar longamente com um ex-preso político; ex-presidente da Federação Nacional de Ferroviários, de 1959 a 1964; atual presidente do Fórum de ex-presos e ex-perseguidos políticos do Estado de São Paulo; e um dos fundadores da ALN - Ação de Libertação Nacional, em 1967, logo após ele e o Marighella saírem do Partido Comunista do Brasil, o Partidão. Diz que brigou com os líderes do antigo PCB porque sempre acreditou na necessidade de ensinar a teoria comunista aos trabalhadores, ideal abandonado pelos comunistas à época.
É um senhor simpático, curvado pelo tempo e cujos olhos azuis brilham ao falar sobre sua história e a de muitos companheiros. É daqueles que não perdeu o ideal e continua fiel ao socialismo. Acredite, já na casa dos 80 anos ele continua um militante político, mas das causas que crê serem de justiça, como do amplo acesso à educação e à saúde e outras causas que diz serem comunistas. Acha que a geração de adolescentes e de jovens é muito apolitizada e recomenda relembrarmos o nosso passado para repudiarmos qualquer tipo de regime totalitário que pretenda cercear a manifestação do pensamento e as liberdades ideológica e partidária.
São tantas as confissões e tantos os sonhos que criamos ao ouví-lo, que a fala torna-se um enredo de um bom livro.
A cada instante de conversa, uma surpresa. Na mesma cadeia em que permaneceu estavam membros de 27 diferentes organizações revolucionárias que aproveitaram a oportunidade para trocar informações. O regime fortalecia a resistência.
Eu creio que você não saiba, mas houve até um navio-cadeia ("Raul Soares") para os presos políticos. Algo horrendo, pois quem era detido imaginava que o seu destino poderia ser tão somente o alto mar.
São informações deste tipo que fazem de Raphael Martinelli um dos raros idealistas que não esqueceram dos sonhos de outros tempos, e é isso o que o torna especial.
Em breve, mais revelações.
_______________________________________________________________
Cyro Saadeh é jornalista