2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

12 DE JUNHO NÃO É SÓ DIA DOS NAMORADOS


Agência Câmara


No dia 12 de junho é comemorado no Brasil e no mundo o "Dia de Combate ao Trabalho Infantil". Para alcançar as crianças na campanha de conscientização deste ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai usar a revista em quadrinhos do Plenarinho, com os personagens do site infantil da Câmara dos Deputados.
Integrantes da OIT passaram mais de um ano analisando personagens criados por órgãos e instituições de todo o mundo, até eleger a turma do Plenarinho. O acordo entre a OIT e a Câmara prevê que o organismo internacional, que é ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), será responsável pela impressão. O conteúdo e arte ficaram sob a responsabilidade da equipe que edita a revista do Plenarinho.
A primeira tiragem da revista, que já está no seu terceiro ano e na quinta edição, é de 162 mil exemplares, e a distribuição está a cargo dos parceiros envolvidos na campanha, como o Ministério da Educação; a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.
Personagens A Turma do Plenarinho e a professora Josefa são os protagonistas da revista numa história de combate ao trabalho infantil e do esforço para trazer de volta à escola Zeca, que foi trabalhar na roça; João Pedro, vendedor de balinhas nos sinais de trânsito; e Jana, que foi trabalhar com a madrinha. Essas situações se repetem no universo das crianças em todas as regiões do País. Para resgatar os amigos, a turma conta com a força do cata-vento de cinco pontas, que tem cinco cores diferentes e representa os continentes e seus povos na luta pelo fim do trabalho infantil.
"Este é o primeiro acordo da equipe do Plenarinho com um organismo internacional. Com isso, nós conseguiremos alcançar maior número de leitores e informá-los, já que nosso material didático tem pouca tiragem", ressalta a coordenadora do Plenarinho, Raquel Mesquita.
Deputada mirim Além da história, a revista contém passatempos, reportagens, glossário e um bloco especial com Karine Souza, de apenas 11 anos. Ela criou um projeto de lei sobre o trabalho infantil na última edição do projeto Câmara Mirim, que reuniu no ano passado cerca de 400 crianças, entre 9 e 13 anos, que votaram simbolicamente três projetos de lei selecionados por uma equipe do site.
O projeto criado por Karine proíbe o trabalho infantil e determina que as escolas públicas funcionem em tempo integral, com três refeições diárias para os alunos e bolsa-escola para as famílias, quando for comprovada a carência.
Está prevista uma segunda tiragem desta edição da revista, também de 162 mil exemplares, para ser distribuída em escolas do ensino fundamental nas redes públicas e privadas de todo o País.