2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

TESTE NUCLEAR NO ATOL DE BIKINI

(capa do documentário de 1987 - do diretor Robert Stone)

por Cyro Saadeh*


Você conhece a história dos testes nucleares que o governo estadunidense realizou no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial? (saiba mais do Atol e de sua história clicando aqui).


Essa história foi uma das mais sigilosas, mas um documentário feito com retalhos de filmes dos próprios militares revelou como os nativos foram convencidos a se retirar e o que aconteceu com muitos marinheiros e familiares que permaneceram na ilha, crentes que nada lhes afetaria, mesmo com o estouro de bombas nucleares logo após a Segunda Guerra Mundial. Ah, mas este documentário não é encontrado facilmente, nem nos Estados Unidos nem no Brasil, mas passou na TV Cultura de S. Paulo nos anos 90.
Na página domínio público você poderá ver, ao menos, o estouro de uma das bombas (clique aqui para ver) e imaginar a história que foi narrada muito brevemente aqui, sem detalhes para não estragar a curiosidade daqueles que almejam ver na íntegra o documentário sigiloso de 1987 que chama-se Radio Bikini. Se você quiser ter uma breve noção do que o aguarda, leia o comentário da espectadora Maria José P. M. de Almeida, publicado numa revista de física de uma renomada Universidade (clique aqui para ler).
Você pode encontrar algumas imagens militares utilizadas no documentário Radio Bikini lá no youtube, mas o melhor mesmo é alugar o dvd e assistir o filme na íntegra.