2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

Tevê, você vê, não vê........

por FABI ARRUDA*


Confesso que gostaria de estrear a coluna Tevê de uma maneira marcante e que antes de falar sobre o lado fascinante da Televisão, dar dicas de Tv e comentar todos os tipos de assunto gostaria de explicar o que é este mundo “fascinante”. Quando coloco entre aspas é porque este meio de comunicação só vale a pena pra quem é apaixonado em fazê-lo, caso contrário se torna uma grande arma para os oportunistas que entram nas casas sem pedir licença e dali constroem o ser humano que bem entendem.

Não fique traumatizado por ler este conteúdo. Mesmo sendo um tanto impactante o fará refletir bem aquilo que deseja ou não que faça parte do seu cotidiano, afinal, devemos conhecer os dois lados da moeda antes de fazer uma escolha.

Esta escolha não diz respeito ao canal que gostaria de assistir, nem mesmo ao profissional que você vê ali do outro lado da telinha e se simpatiza, mas sim, de que maneira você gostaria de assisti-lo.

Quando assistimos um programa de televisão, uma tele- novela, um telejornal, um filme, comprovamos aquilo que os especialistas chamam de “identificação projetiva”. Está bem, eu explico: É aquela velha história, aquela vontade louca que você tem de acertar com um soco na vizinha que todos os dias varre o lixo da calçada dela para a sua ou o vizinho que sempre estaciona o carro na frente da sua garagem. Sabe aquele soco que você só vê na Tv? Pois é.

Este soco forma cidadãos, porém, só quando mal instruídos torna-se algo negativo. Mas olha só que coincidência: Estes cidadãos também inspiram os profissionais da Televisão a produzirem cada vez mais trabalhos que expressam o cotidiano. Afinal, quanto mais próximo da realidade, mais ibope.

Não podemos negar que da mesma forma acontecem coisas boas, conteúdos que realmente inspiram as pessoas para um mundo melhor, mas que ainda são a minoria.

Saiba, meu querido telespectador, que o futuro da Televisão é você quem faz, e que se realmente tiverem essa consciência, muita coisa irá mudar. Estamos numa época em que antes de acreditarem piamente nos que assistem na TV acreditem piamente num futuro melhor. Te garanto, como profissional desta fábrica de sonhos: Estamos em suas mãos!

Bem-vindo!
____________________________________________________
* jornalista