2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

Cidadania: tempos e espaços de um processo em construção

por MARLI OLIVEIRA DE CARVALHO *



Inicio essa nossa conversa citando a frase do sábio escritor e pensador da Primeira República Lima Barreto (1881-1922) que dizia e repetia que : “o Brasil não tem povo, tem público”. Já naquela época sua fala registrava que o nosso povo apenas assistia a cena,ou seja,viu o desenrolar dos acontecimentos sem jamais participar do processo histórico propriamente dito.

Tomo a liberdade de lembrar o nosso histórico de país colonizado e explorado, onde os seus nativos foram calados e/ou mortos num dos maiores genocídios ocorridos na Humanidade.

Desde o período colonial toda e qualquer manifestação popular foi entendida como revolta, rebeldia ou arruaça e os seus líderes foram punidos ou mortos: estão aí o Tiradentes e o Antonio Conselheiro que não me deixam mentir.
Nos 67 anos de Império que aqui tivemos (de 1822 com a Independência a 1889 com a Proclamação da República);não haviam eleições pois o poder exercido pelo Imperador era hereditário e vitalício. O voto para o Senado era censitário, ou seja, só votavam os senhores de terra e o povo ficava fora do processo eleitoral.
A partir do período republicano um tímido esboço de cidadania surgiu, através do voto popular, garantido por lei com a constituição de l891.
Durante a primeira República (1889-1930) votava-se no candidato que o “coronel” determinava, era o chamado voto de cabresto ou voto aberto,e o eleitorado compunha o “curral eleitoral” das lideranças políticas regionais.
No decorrer de cinco séculos de História, a participação do povo brasileiro foi desestimulada, desarticulada e desorganizada o que gerou um sentimento popular de descrença em sua capacidade de lutar por seus direitos.
Hoje sabemos que o exercício da cidadania é um processo contínuo, construído e aprimorado a cada eleição, e esperamos que o eleitor de 2008 também já tenha consciência disto.
Termino aqui lembrando o compositor Almir Satter quando diz ”Cada um de nós compõe a sua história” e afirmo que a nossa História continua sendo escrita por cada um de nós, cidadãos brasileiros que, através do voto cumprimos nosso papel de agentes construtores da sociedade Brasileira.

*Pesquisadora da MPB, Professora de História, autora do livro “Cantando a História – a MPB na sala de aula” e uma estudiosa apaixonada da construção da identidade nacional brasileira.