2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

SÉCULO DE LUZ E DE TREVAS

por Cyro Saadeh*


É interessante notarmos como evoluímos tão demoradamente durante a longa história da humanidade.

O século passado, porém, foi o ano das descobertas, da psicanálise, da teoria da relatividade, do avião e de tantas outras coisas benéficas ao homem. Pode-se dizer que foi o ano próprio da racionalidade, onde grandes gênios despontaram e colaboraram na ampliação do conhecimento a um número maior de seres.

Porém, o século passado não foi só de luz. Enfrentamos duas grandes guerras mundiais e regimes ditatoriais únicos na história, onde se despontam déspotas em Portugal, na Espanha, na União Soviética, no Cambodja, na Indonésia, na China, no Brasil, em Uganda, na Argentina e no Chile. Foi um ano de grandes e de pequenas guerras em todos os continentes, com muitos mortos.

Foi um século em que Jerusalém voltou a ser disputada, agora por israelenses e palestinos.

Indígenas e nativos foram dizimados de forma covarde em todos os continentes.

Nunca houve tantos refugiados como no século que passou. Judeus, muçulmanos, árabes, armênios, africanos, sul-americanos... Nunca o mundo viu tantos seres em busca de refúgio.

Foi um século em que a fome perseguiu 600 milhões de habitantes no mundo inteiro, onde a aids matou milhões de pessoas, onde a pornografia tornou-se um dos produtos mais rentáveis e um grande ramo empregatício, enquanto moralmente a sociedade tornava-se sutilmente mais conservadora.

Foi o século do crescimento do radicalismo religioso no mundo. Nos Estados Unidos, 20% da população fazem parte do fundamentalismo evangélico. Alguns muçulmanos interpretaram o Alcoorão de forma própria para justificar atentados. Alguns israelitas justificam a luta por terras na atualidade na bíblia de mais de cinco mil anos. A religião, ao invés de aproximar, passou a segregar.

O século passado realmente se foi, mas muitos dos seus males ainda surtem efeito no dia-a-dia.

Há muito ainda a ser descoberto. Decolamos nos estudos das ciências exatas e biológicas, em um grande descompasso com as ciências humanas, ainda incipientes.

O direito e a Justiça precisam avançar muito e humanizar-se, para se aproximarem das pessoas que têm interesse na solução dos processos. A democracia realmente tem que se fortalecer e criar condições efetivas para que todos, pobres ou ricos, diferentes ou iguais, possam interferir na política local, nacional e internacional.
___________________________________________________
* jornalista