2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

OAB e Defensoria Pública não entram em acordo sobre reajuste da tabela de honorários e população carente corre o risco de não ser atendida

(foto extraída da página da Defensoria Pública)





Convênio existente desde 1986, firmado entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de S. Paulo, não foi renovado na última sexta-feira (11/07) porque não houve consenso sobre o índice de reajuste na remuneração dos honorários dos advogados que auxiliam a defensoria na defesa da população carente.

Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da Seccional paulista da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, sustenta que a tabela de honorários não pode ser imposta pelo Estado. A OAB informa aos advogados interessados, em sua página na internet, que "estará suspensa a triagem para novas nomeações, porque a Defensoria Pública não atendeu pleito de majoração dos valores da tabela de honorários da advocacia, impedindo com isso a renovação do Convênio de Assistência Judiciária".

O mencionado convênio reúne mais de 47 mil advogados inscritos contra menos de 400 defensores públicos. A nomeação se dá em cada um dos processos onde a Defensoria esteja impossibilitada de atuar. D' Urso justifica que, para atender demanda tão expressiva da população, a Defensoria Pública tem de levar em consideração o pleito da OAB/SP, pois precisa do convênio para atender o objetivo para o qual foi criada.

Já a Defensoria Pública argumenta que a OAB/SP "desconsiderou cláusula pactuada e não aceitou a majoração proposta no valor de 5,84%, que recompõe a inflação do período". Além de sustentar que o valor solicitado pela OAB está acima dos recursos orçamentários, a Defensoria ainda assevera que o "convênio previa que a tabela dos honorários advocatícios fosse reajustada, anualmente, de acordo com a variação inflacionária do período, pelo índice adotado pela administração pública, o IPC-FIPE. O referido índice atingiu no período 5,84%"

A Defensoria Pública foi criada em 2006 e é o órgão incumbido pela Constituição da defesa dos que não têm condições de constituir advogado. É sucessora da antiga Assistência Judiciária, então ligada à Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Para se ter uma idéia dos custos do convênio, em 2007 o gasto atingiu mais 272 milhões de reais, valor que permitiria a contratação de mais 4.000 defensores públicos substitutos, número superior aos 1.600 defensores necessários para atender toda a população carente do Estado.
A assessoria de imprensa da Defensoria Pública informa que não é a primeira vez que há ruptura do convênio. O mesmo ocorreu em 1995.

Visando normalizar a situação da população carente, a Defensoria informou que hoje foi publicado Edital no Diário Oficial do Estado com as informações para o cadastramento de advogados no período de 28/07 a 08/08 para prestar assistência jurídica gratuita junto à Defensoria, sem a intermediação da OAB.
________________________________________
* por Cyro Saadeh, jornalista