2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

SEM CICLOVIAS ATÉ QUANDO?

Tantas cidades têm ciclovia e a nossa São Paulo insiste em priorizar a acomodação dos seus milhões de pesados e poluentes carros no quase que exclusivo espaço urbano destinado aos veículos motorizados.
Pedestres e ciclistas são esquecidos. Faixas de pedestres existem, mas são desrespeitadas. É impossível conseguir atravessar numa faixa de pedestre quando não há semáforo. Quem já não sofreu com isso? Mas os marronzinhos da CET estão aí, não para orientar, mas para autuar, num claro sinal de que esquecemos de que o trânsito também faz parte do processo de cidadania, onde devemos respeitar o próximo, por mais que ele pareça ser diferente, simplesmente por estar a pé, a cavalo, de bicicleta ou de motocicleta.
Há projetos de ciclovia na cidade, sim, mas previstos para daqui dez anos. Não é possível que tapemos o sol com calotas, daquelas antigas, de metal, que queimam as mãos e nos cegam com o reflexo que causam...
Os bairros da Vila Pompéia, Vila Romana, Lapa, Vila Madalena, Sumaré, Pinheiros, Perdizes, Barra Funda e Pacaembu poderiam abrigar uma grande ciclovia que uniria os Parques da Água Branca e Vila Lobos; a estação de trem da Lapa ao metrô da Vila Madalena; as estações de metrô da Vila Madalena e da Barra Funda ao Estádio do Pacaembu; as avenidas Sumaré, Heitor Penteado e Pompéia, num verdadeiro eixo de lazer e de turismo; e as ruas dos barzinhos da Pompéia, de Perdizes e da Vila Madalena aos metrôs da Vila Madalena e da Barra Funda, propiciando que se possa ingerir substância alcoólica sem dirigir veículo automotor.
Ciclovia é muito mais cidadania, é muito mais benéfica ao meio ambiente, ocasiona muito menos acidente fatal e beneficia, sim, a verdadeira locomoção nesse trânsito caótico.
O que estamos esperando para cobrar das autoridades pequenas atitudes que são baratas e muito mais responsáveis com o meio ambiente, com a saúde, com o bolso dos cidadãos e com a cidadania?