2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

Tensão pré-menstrual!

por LÚ MATOS*

Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...
É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente.
Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres.
No entanto apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos.
Existem hoje medicamentos milagrosos! Como eu antigamente, muitas mulheres não percebem direito quando chega de fato a TPM!
De repente a gente se encontra irritada, sem paciência ou com inchaço pelo corpo!
Eu tive crises muito desastrosas com minha TPM, antes é claro de saber lidar com ela, e tratá-la!
Por exemplo, tive um relacionamento de nove meses, é durou uma gestação mesmo, e o coitado sofria com meus ataques histéricos!
Só vim me dar conta depois do estrago feito... Todas as vezes que brigamos ou terminamos eu estava vivendo a minha crise mensal de TPM.
Nem eu e nem ele percebemos isso... Acho que até hoje ele nem sabe, talvez se soubesse teria tido um pouco mais de paciência comigo. E talvez o nosso namoro tivesse durado mais que uma gestação completa!
Mas como acredito em destino prefiro pensar que não era pra ser, e Deus sempre sabe o que faz não é mesmo?
Quando resolvi fazer meu tratamento percebi que minha irritabilidade, que era o que mais incomodava a mim e as pessoas que me cercavam começou a ficar controlada!
Eu virava um bicho mal educado e mal humorado! Escondia-me no mundinho do meu quarto e me irritava o simples toque do celular!
O remedinho orientado e recomendado pela minha ginecologista fez um sucesso imenso!Passei a controlar meus instintos de fúria e a ser tolerante com o universo pré- menstrual!
Escrevi tudo isso pra chamar a atenção de vocês mulheres que ainda não se deram conta do problema, e para as que têm o problema e não sabem que existem verdadeiros milagrinhos que realmente curam!
Procure seu ginecologista urgente e se oriente! Pare de torturar seu marido, filhos, namorados e amigos com algo tão fácil de ser resolvido!
Tenho amigas que fizeram loucuras no auge da crise e se envergonham até hoje!
Eu mesma vivi isso na pele... Hoje prefiro o conforto de saber que tenho TPM, mas que não vou perder nenhum namorado mais por conta dela!
Visitem o ginecologista regularmente e não se esqueçam de se manifestar a ele com relação a tudo que te incomoda!Procure um que você tenha completa confiança e intimidade.
Toque-se, observe seu corpo, ele é seu, só seu, e cabe a você cuidar-se e prestar atenção a tudo que muda nele!
Saúde, meninas! Saúde!

________________________________________________

* jornalista