2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

Para quem gosta de Carnaval, não de axé

por FLÁVIA BUENO*
Eu vou brincar; O ano inteiro nesse carnaval; Eu vou entrar; Nessa bagunça e não me leve a mal; Eu vou,eu vou, eu vou brincar; O ano inteiro nesse carnaval... Como já dizia a música de Raul Seixas, eu quero é mesmo brincar de carnaval, colocar fantasia e sair pelas ruas ao som de sambinhas e marchinhas! Quero ver todo mundo feliz, curtindo uma festa, sem desrespeito e violência.

Tem gente que vai achar que o Carnaval esta longe, mas essa época ainda está boa para fazer uma programação para o feriado. As passagens estão com preços acessíveis e as casas ainda não se esgotaram, mas não demora muito para isso acontecer e para que as passagens aéreas dobrem de valor.

Dos carnavais que conheço e dos que ouvi falar, para quem quer o espírito da brincadeira de rua, duas boas opções, obrigatórias, são o Rio de Janeiro e Recife/ Olinda! E paulistas, não me venham com birra de que não gostam do Rio e dos cariocas, o carnaval deles é muito bom! Fui aos dois, e em nenhum vi brigas e violências das quais temos medo, tipo assaltos, balas perdidas, ou coisa parecida. Também não me lembro de ter visto brigas e tumultos, fora os esporádicos vindos com o carro do trio elétrico. Só presenciei alegria e farra, pessoas bonitas, nesse caso, bem mais em Olinda.

Rio de Janeiro: Tem blocos pela cidade toda, dos mais tradicionais aos que ainda estão começando a cair no gosto dos foliões. Aqui da para encontrar famílias (de crianças a velhinho) fantasiadas nos blocos, ou trios que só tem moçada mesmo, que começam bem cedo e vão até a noite. O esquenta desses blocos começam bem antes, meses antes, para quem gosta e sempre esta pelo Rio, é só ficar ligado na programação, é só fazer uma pesquisa no site da prefeitura: http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/, que dá para se ter idéia. Ah, a festa aqui é de samba e marchinhas.

Recife/ Olinda: Recomendo pular o carnaval em Olinda e deixar Recife, para a noite, que sempre tem festa no centro histórico. Em Olinda tem que ir preparado para as milhares de subidas de 90º, não é exagero não, mas a paisagem compensa, é maravilhoso! Dica: é bom chegar cedo na cidade, porque lá pelas onze da manhã ela já esta entupida e para estacionar é ruim. O bom que aqui se pode curtir maracatu e frevo, que são demais. A única coisa ruim dessa opção, se nada mudou, é a higiene da cidade, que fica com latinhas jogadas pelas ruas e um odor desagradável de urina em algumas ruelas. Mas é só tampar o nariz por alguns segundos que tudo passa. Site para pesquisar: http://www.olinda.pe.gov.br/portal/.

Um preparo físico para as duas opções é recomendável, já que se pula, dança e anda muito. Beber grande quantidade de líquido para hidratar é uma boa, cada um com sua preferência, e comer bem antes de ir para a rua. De preferência usar o transporte público para locomoção. E se der, depois de foliar, dar um bom mergulho no mar para renovar as energias, no caso do Rio, é válido, ainda mais para conseguir curtir a noite. (PS: aproveitem a noite para fazer coisas leves, pois no dia seguinte você ainda vai ter muito que brincar de carnaval).

No carnaval, esperança; Que gente longe viva na lembrança; Que gente triste possa entrar na dança; Que gente grande saiba ser criança: Chico Buarque – Um sonho de carnaval.
______________________________________________

* jornalista