2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

Sapato, o insulto supremo na cultura árabe

(Bush é protegido de um sapato atirado por um jornalista iraquiano)






Ao entrar numa mesquita, os sapatos ficam à porta. Basta alguém mostrar uma sola de sapato ao interlocutor para se estar perante um sinal de desrespeito no Médio Oriente. Os sapatos são muito usados para insultos na cultura árabe, e isso tem muito a ver com serem impuros nos rituais da fé islâmica. Mas o insulto do sapato, a parte mais suja e baixa de qualquer pessoa, atravessa as barreiras religiosas e um sapato é universalmente usado para grandes insultos na cultura árabe, nota a BBC on-line.


O "Guardian" lembra que no Egipto, por exemplo, muitas expressões insultuosas recorrem à imagem do sapato: “Seu filho de um sapato” ou “deves ter sapatos em vez de cérebro” são apenas dois exemplos.


E em 2004, quando o então primeiro-ministro britânico Tony Blair se encontrou com o líder líbio Muammar Kadhafi na sua tenda em Tripoli, foi dito que Kadhafi tinha insultado Blair cruzando a perna e deixando a sola do sapato virada para o convidado. “A única coisa pior [do que mostrar a sola do sapato] seria um ataque físico”, disse na altura o director do jornal pan-árabe com sede em Londres Al-Quds, Abdel Bari Atwan. “Fiquei completamente chocado”.


O sapato foi, curiosamente, um dos meios de eleição dos iraquianos para mostrar o seu desdém pelo antigo ditador Saddam Hussein após a entrada das tropas americanas no país – e as imagens de iraquianos a bater com sapatos em imagens de Saddam foi usada para ilustrar o ódio dos iraquianos ao ditador derrubado pelos EUA. Mais tarde, com a violência a alastrar no país, foram imagens de Bush a receber o tratamento do sapato.


De resto, a família Bush tem já outro antecedente com sapatos iraquianos: a seguir à guerra de 1991, o então Presidente Bush-pai foi retratado num mosaico no chão do lobby de um hotel em Bagdad – isto para que pudesse ser pisado pelos visitantes.
Toda a conversa sobre o significado insultuoso do sapato na cultura árabe (ou no islão) foi encarada com alguma ironia na Internet. Atirar um sapato é insultuoso no islão... “e em todas as outras religiões é um sinal de afecto, de amizade, de liderança, e de bons sentimentos”, brincava um dos utilizadores de um fórum de discussão no site satírico democraticunderground.com.

Maria João Guimarães
http://www.publico.clix.pt/ (versão digital do Jornal português Público)