2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

Para quem quer sombra e água fresca

por FLÁVIA BUENO*

Um bom passeio diurno é o Templo budista Zu Lai. Um lugar espetacular, que faltam palavras para descrever a sensação e a beleza do local. Tudo é perfeito, limpo, organizado, bonito, imponente (de uma forma harmoniosa) e belo, e ainda passa uma mistura de paz, alegria e conforto. A arquitetura do lugar dispensa qualquer comentário, e é de matar de inveja qualquer arquiteto. O Zu Lai segue o Budismo Mahayana, e tem o dito de que a natureza está ao alcance de todos.

O objetivo do templo é divulgar o Budismo por quatro premissas básicas da vida: educação, cultura, beneficência social e purificação espiritual. Essa religião quer condicionar a mente dentro do seu cotidiano, levando paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade.

Pode não parecer, mas há bastante coisa para se ver e fazer no templo, o passeio passará longe de ser mala. O lugar é gigantesco, tem diferentes áreas para andar e “desbravar”, como pátios, jardins, área com lago, mini museus, o local do ritual, a lanchonete e até biblioteca existe lá. Sempre que vou lá tenho vontade de passar todo o dia, sentada na grama, passeando e aproveitando para comer as delícias que eles fazem.

Nos fins de semana e feriados dá para almoçar. A comida é muito boa, saborosa e saudável. Tudo bem que o preço já aumentou bastante, agora são R$ 15,00, mas pode comer a vontade, bem melhor que um McDonalds. E vale a pena pagar só isso, ainda mais depois de ver a beleza do templo, afinal, eles precisam manter o lugar, o que não deve ser barato... Ah, lá não tem nada de carne, só comida oriental vegetariana. Mas o café deles serve outras opções de alimentos, mas atenção, aqui só tem coisas de cafés. Ah, informação importante, para almoçar no templo tem que acordar cedo, o horário da refeição é das 12h às 14h.

Também dá para comprar enfeites livros, mensageiros do vento e mais um monte de objetos na lojinha deles. Até cursos eles oferecem. Sem contar que é possível programar visitas monitoradas, para mais de dez pessoas, e devem ser agendadas (para isso tem que preencher a ficha no site).

Vale entrar no site, tem até receitas, que parecem ser gostosas: http://www.templozulai.org.br/culinaria.htm. Como chegar no templo Zu Lai: muito fácil, só pegar a Raposo Tavares até o km 29, entrar a direita na ruazinha e seguir até dar “de cara” com o templo, que fica à esquerda. Ele só não abre nas segundas, e nos outros dias fecha às 17h, e estacionamento é de graça.

Regras de comportamento, por favor, respeite o templo:
-Use roupas condizentes com um ambiente religioso (evite decotes, roupas curtas, shorts e bermudas)
-Cultive o silêncio
-Não fume
-Não pegue nada que não lhe tenha sido oferecido
-Não traga animais
-Não é permitida a realização de piquenique em qualquer área
-Não são permitidos o ingresso de itens como carnes, seus derivados e bebidas
alcoólicas.
__________________________________________________
* jornalista