2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

O Centro continua lindo

por FLÁVIA BUENO*
O centro de São Paulo já foi da alta sociedade e da ralé, agora ele parece que não tem mais dono, que está lá para qualquer um que deseje ser “seu proprietário”. Claro, ele é de todo paulistano. O Centro continua lindo!! Não, não me enganei de cidade, não estou falando do Rio de Janeiro, é de São Paulo mesmo.

Todo bom paulistano é maravilhado pela sua cidade, mesmo com a poluição, transito e afins. Somos apaixonados pela Avenida Paulista e pelo Centro, e por várias outras coisas que só quem mora aqui sabe. Dessa vez vou falar de coisas que podemos fazer, para conhecer mais e melhor onde vivemos, que dá para unir passeio, compras e almoço/ jantar ou um simples café.

Descobri recentemente, não sei se foi sorte, que o Anhangabaú e a Praça da Sé estão limpinhos!! (esperamos que continue sempre assim) O que dá mais vontade de passear por esses lugares, e aproveitar o que existe nos seus arredores.

Perto do Anhangabaú tem praças e igrejas para conhecer, os Viadutos do Chá e da Santa Ifigênia para admirar, o Mosteiro de São Bento (a igreja é linda) para entrar e observar tudo o que há nela, e de quebra, dá para passar na famosa 25 de março, comprar umas lembrancinhas, e ir rumo ao Mercadão comer umas frutas e queijos que sempre são oferecidos pelo pessoal das barracas, e acabar numa mesa com aquele espetacular pastel de bacalhau, ou o sanduíche de mortadela para quem preferir, porque depois de tanta andança a fome estará berrando dentro de você.

Pela Praça da Sé dá para aproveitar a viagem e entrar na Catedral, é espetacular. Descendo o quarteirão você já está no Pátio do Colégio. Lá tem um ótimo espaço para comer, e de quebra tem as obras de arte para aprecias (tem uma parte que é paga, mas é baratinho), sem contar nos inúmeros prédios e suas arquiteturas para contemplar. Nesse passeio dá para aproveitar e comprar uns brincos, colares e coisas do tipo, um bom lugar de prataria e ouro, a rua Barão de Paranapiacaba. Se procurar bem, você acha coisas tão em conta que chegam a sair pela metade, às vezes, até mais barato que isso.

Passeios desse tipo não faltam, as opções são tantas que acho que enxeriam todo esse espaço, mas vou comentar mais alguns: Praça da República, aos domingos tem a feirinha com quadros, pedra, coisas de enfeite, comida, e por ai vai; Museu da Língua Portuguesa; Conjunto Nacional para quem estiver pela Paulista, dá para aproveitar a maravilha que é a Livraria Cultura e ainda pegar um cineminha; Terraço Itália; o prédio do Banespa... enfim, quem quiser saber mais sobre passeios históricos e turísticos de São Paulo, tem uma boa lista no site da Prefeitura: http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp/homec.jsp.
__________________________________________________

* jornalista