Queridos, perdoem minha ausência. Ultimamente minha vida anda uma loucura e mal consegui um tempinho para pesquisar dicas bacanas para vocês. Essa semana pensei em sugerir uma viagem bem próxima de São Paulo, como uma opção para o final de semana mesmo. Uma vez, eu e meu irmão demos de presente para os nossos pais uma viagem para Poços de Caldas. A idéia era proporcionar a eles um passeio tranqüilo, para que pudessem relaxar e descansar a cabeça do stress diário de trabalho. Segundo eles, valeu muito a pena e voltaram renovados para São Paulo.
Pensando nisso, achei que seria uma boa apresentar para vocês o que há de mais bacana por lá. São passeios mais tranqüilos, mas que garantem total aproveitamento. Fica a dica para quem está precisando renovar as energias e ao mesmo tempo conhecer uma cidade muito bacana pertinho da capital paulista.
Um dos balneários mais conhecidos em toda a América, o Thermas Antônio Carlos, está situado em Poços de Caldas. As instalações existem desde 1931 e seguem o estilo neo-romano. Logo no hall de entrada, pode-se vislumbrar a beleza do prédio, com uma galeria oval e um vitral colorido que dão vida ao local. No primeiro pavimento, encontra-se a seção de balneoterapia, consultórios e a sala para lavagem de ouvido. No 2º pavimento, estão as seções especializadas: Banho de pérola, banho carbogasoso, duchas escocesas, saunas, massagens e muitos outros serviços. Suas águas tem poder sedativo, descongestionante, desinflamante, anti-séptica, cicatrizante, desintoxicante, anti-alérgica e expectorante. Para quem gosta de terapias alternativas e diferenciadas, esse passeio promete agradar e muito.
Outro lugar imperdível é o Recanto Japonês. Destaque para a arquitetura nipônica, lago e peixes ornamentais, casa de chá, plantas típicas e a fonte dos 3 desejos, simbolizando o amor, o dinheiro e a sabedoria. Já a Fonte dos Amores tornou-se símbolo de Poços de Caldas e até hoje continua sendo a preferida pelos casais em lua-de-mel. Um ponto turístico construído na Serra de São Domingos, aproveitando suas belezas naturais. E lá também é possível conhecer o Cristo Redentor, localizado no ponto mais alto da Serra de São Domingos, a 1686 metros de altitude. O monumento é o local preferido dos turistas, pois oferece uma vista panorâmica de toda a cidade. O acesso pode ser feito por estrada asfaltada ou por teleférico.
Para quem quer curtir uma tarde mais movimentada, a dica é o Country Club, que se destaca pela enorme área verde, piscinas e quadras esportivas que podem ser usufruídos tanto pelos moradores da cidade quanto pelos turistas. Mas, se a idéia é fazer um roteiro cultural, não deixe de passar pelo Complexo Cultural da Urca e a Casa da Cultura.
E não é só em Genebra, na Suíça, que existe um relógio feito de flores. Quem visita a Poços de Caldas pode conferir de perto o Relógio e o Calendário Floral. No relógio floral as horas são mostradas minuto a minuto com ponteiros gigantes e os números são formados por flores extremamente bem cuidadas. O calendário mostra dia do mês, da semana, mês, estação do ano, num espaço todo florido que recebe manutenção diariamente.
Para uma boa caminhada no final da tarde, a melhor opção é o Parque José Affonso Junqueira, localizado na área central da cidade e um dos principais atrativos turísticos de Poços.
Outro passeio interessante é conhecer a fábrica de Cristais Cá d'Oro, que produz peças transparentes e coloridas utilizando a refinada técnica criada em Murano, na Itália, mas com uma identidade genuinamente brasileira. Há peças exclusivas assinadas por Mário Seguso e seus dois filhos. Quem se interessar pode assistir ao trabalho dos artesãos na arte de fundir e moldar peças de cristal.
Para quem também quer aproveitar o clima tranqüilo para trabalhar a espiritualidade, o Santuário da Mãe Rainha pode ser a solução. Localizado no quilômetro oito da Rodovia do Contorno, em área rural de 5,5 hectares. É o primeiro santuário de Minas Gerais e consolida o turismo religioso de Poços de Caldas. Fica aberto diariamente das 9h às 17h, e celebra missa todos os domingos, às 15h. O acesso ao local pode ser feito de carro ou ônibus.
Bom, querido...fica a dica para o final de semana. Poços de Caldas fica a apenas 270 km de São Paulo e com certeza vai valer a pena, seja uma viagem romântica, em família ou com amigos.
Beijos e até a semana que vem!
Tássia Miranda Dores, jornalista
tassiamiranda@uol.com.br