2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

A VILA INGLESA DE SANTO ANDRÉ

por Cyro Saadeh*
Quem não conhece Paranapiacaba, uma pequena vila pertencente ao município de Santo André e que fica a uma hora de S. Paulo, não sabe o que está perdendo.
Lá é um lugar quase sempre repleto de neblina, onde os vagões abandonados criam uma aura fantástica, de verdadeiro filme de arte. Não é a toa que diversos fotógrafos e cineastas optam por realizar trabalhos naquele lugar contagiante.
Antiga vila inglesa, onde muitos imigrantes britânicos moraram para concretizar a Ferrovia que ligaria S. Paulo a Santos, Paranapiacaba já foi movimentada, com clube noturno e tudo o que uma cidade precisa.

Hoje, a cidade vive do turismo ferroviário, com locomotiva a vapor e museu. Mas não é só isso que atrai gente para a cidade. Muitas antigas casas de ferroviários (peões e engenheiros) estão conservadas, através de um convênio com a Prefeitura. A maior parte dos habitantes, que antes eram invasores, optou por trabalhar com comércio destinado ao turismo, também num acordo com a Prefeitura de Santo André, a qual concede nestes casos a permissibilidade de pagamento de um aluguel praticamente simbólico, de tão baixo.
Essas casas que hoje estão sendo restauradas, há uma década pertenciam à RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima e estavam abandonadas, sem teto e com madeiras quebradas, tornando a cidade, já repleta de neblina, ainda mais fantasmagórica.
O falecido prefeito Celso Daniel, então, numa atitude ousada, optou por comprar as casas da rede, à época em que ela foi privatizada, e passou a fomentar o turismo local. De uns anos para cá foi criado o festival de inverno, com nomes famosos da Música Popular Brasileira e com um público para lá de jovem e fiel.
É um passeio ideal para crianças, de dia. À noite, a vila também vive, e como.
Repleta de pequenos restaurantes e cafés, possui ainda alguns bares "underground", como o Sótão, um lugar imperdível, diferente de tudo o que já se viu em S. Paulo. Mas é para quem não tem claustrofobia.

E uma notícia recente da CPTM promete tornar a vila ainda mais atrativa a partir do final deste ano. Será retomado, ao menos aos domingos, o trajeto entre a Estação da Luz e Paranapiacaba.
Tem criança em casa ou é um verdadeiro moleque? Então, não perca este passeio verdadeiramente agradável e barato.
__________________________________________________
* jornalista