por Cyro Saadeh*
Quem não conhece Paranapiacaba, uma pequena vila pertencente ao município de Santo André e que fica a uma hora de S. Paulo, não sabe o que está perdendo.
Lá é um lugar quase sempre repleto de neblina, onde os vagões abandonados criam uma aura fantástica, de verdadeiro filme de arte. Não é a toa que diversos fotógrafos e cineastas optam por realizar trabalhos naquele lugar contagiante.
Antiga vila inglesa, onde muitos imigrantes britânicos moraram para concretizar a Ferrovia que ligaria S. Paulo a Santos, Paranapiacaba já foi movimentada, com clube noturno e tudo o que uma cidade precisa.
Hoje, a cidade vive do turismo ferroviário, com locomotiva a vapor e museu. Mas não é só isso que atrai gente para a cidade. Muitas antigas casas de ferroviários (peões e engenheiros) estão conservadas, através de um convênio com a Prefeitura. A maior parte dos habitantes, que antes eram invasores, optou por trabalhar com comércio destinado ao turismo, também num acordo com a Prefeitura de Santo André, a qual concede nestes casos a permissibilidade de pagamento de um aluguel praticamente simbólico, de tão baixo.
Essas casas que hoje estão sendo restauradas, há uma década pertenciam à RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima e estavam abandonadas, sem teto e com madeiras quebradas, tornando a cidade, já repleta de neblina, ainda mais fantasmagórica.
O falecido prefeito Celso Daniel, então, numa atitude ousada, optou por comprar as casas da rede, à época em que ela foi privatizada, e passou a fomentar o turismo local. De uns anos para cá foi criado o festival de inverno, com nomes famosos da Música Popular Brasileira e com um público para lá de jovem e fiel.
É um passeio ideal para crianças, de dia. À noite, a vila também vive, e como.
Repleta de pequenos restaurantes e cafés, possui ainda alguns bares "underground", como o Sótão, um lugar imperdível, diferente de tudo o que já se viu em S. Paulo. Mas é para quem não tem claustrofobia.
E uma notícia recente da CPTM promete tornar a vila ainda mais atrativa a partir do final deste ano. Será retomado, ao menos aos domingos, o trajeto entre a Estação da Luz e Paranapiacaba.
E uma notícia recente da CPTM promete tornar a vila ainda mais atrativa a partir do final deste ano. Será retomado, ao menos aos domingos, o trajeto entre a Estação da Luz e Paranapiacaba.
Tem criança em casa ou é um verdadeiro moleque? Então, não perca este passeio verdadeiramente agradável e barato.
__________________________________________________
* jornalista