Este é um país cuja economia não pára de crescer. Exportamos mais veículos, biocombustíveis e produção agrícola. Mas viver de glórias não implicará na garantia de mais empregos. Pensando grande, o governo federal tenta implementar o que chama de rodovia interoceânica, tudo para facilitar as exportações brasileiras. Que venham a 3ª e 7ª Frotas Estadunidenses do Pacífico e a 4ª do Atlântico. Que saibam que o Brasil está se livrando do cerco econômico a que foi colocado e que dentro de duas décadas será uma das 5 maiores economias do planeta, isso se não houver contratempos políticos que podem ser criados artificialmente justamente para nos fazer retornar à redoma que hoje rompemos. Veja a interessante matéria a seguir sobre a Rodovia Interoceânica.
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ANBA - Agência de Notícias Brasil-Árabe
18/07/2008 - 07:00
Um corredor rodoviário, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, com cerca de 3 mil quilômetros, vai facilitar o escoamento da produção do setor agrícola brasileiro, especialmente para Ásia.
A construção de um corredor rodoviário, que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, vai facilitar o escoamento da produção do setor agrícola e viabilizar o crescimento das exportações de grãos brasileiros, principalmente para Ásia. Com cerca de três mil quilômetros de extensão, a rodovia, que vai percorrer o Brasil, Bolívia e Chile, deverá ser inaugurada em setembro de 2009. As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).Produtos como cana-de-açúcar, soja e algodão deverão ser os principais beneficiados pela iniciativa. A pecuária em grande escala e a agroindústria também sentirão os efeitos positivos da nova rodovia. O governo estima que a comercialização internacional de grãos deverá atingir 135 milhões de toneladas a partir de 2010.Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero, o transporte é um dos maiores gargalos da produção agropecuária brasileira enfrentados atualmente e, com a nova via, o acesso ao mercado asiático, por exemplo, que é um grande consumidor dos produtos brasileiros, ficará mais fácil.Outra vantagem do escoamento pelo oceano Pacífico é que haverá uma redução de cerca de sete mil quilômetros de rota marítima em relação ao percurso feito atualmente pelo Oceano Atlântico.A principal vantagem da rodovia, segundo Portocarrero, será a redução no custo do transporte. Comparando o Brasil aos Estados Unidos, maior produtor mundial de soja, o País gasta até dez vezes mais para transportar até a China uma tonelada de soja produzida nos estados da região Centro-Oeste.No Brasil, o governo está investindo R$ 340 milhões nas obras da rodovia, que terá uma extensão de 1,5 mil quilômetros, que se estende para Bolívia, com 1,6 mil quilômetro, e pelo Chile, que participa do projeto com mais 233 quilômetros. De uma ponta à outra, o corredor liga o porto de Santos, em São Paulo, aos portos de Arica e Iquique, no Chile.