por Cyro Saadeh*
(foto extraída da página oficial do governo da Síria)
A República Árabe da Síria localiza-se no Oriente Médio, entre a Turquia, o Iraque, a Jordânia, o Líbano e Israel. Calcula-se sua população em 18 milhões de habitantes, praticamente o número de habitantes da cidade de São Paulo.
É um país que sempre acolheu refugiados ao longo de sua história e, hoje, ainda alberga centenas de milhares de palestinos e iraquianos.
Sua independência ocorreu apenas há pouco mais de meio século. A capital da Síria é Damasco, a cidade mais antiga ainda habitada. Lá foi berço de diversos impérios. O mais famoso é o Assírio. Por lá já passaram os domínios persa, macedônio, romano, bizantino, árabe, turco e francês. O território é dominado por um governo laico, nacionalista e de vertente socialista.
O ensino naquele país é obrigatório até o 3º ano do ensino médio e a língua oficial é o árabe, mas aprende-se o inglês e o francês nos colégios. Você pode não saber, mas o país adota o sistema econômico socialista, algo raro nesse planeta pós-muro de Berlim.
Lá você encontrará belas praias do mediterrâneo, uma costa lindíssima, região montanhosa repleta de neve, cidades antigas, comércio farto, deserto, sítios arqueológicos bem preservados, diversidade religiosa e cultural. É o único lugar do mundo onde se preservou a língua falada à época de Cristo, o aramaico, em vilas cristãs. Embora a maioria dos habitantes seja de islâmicos sunitas, há os xiitas, os católicos, os cristãos-ortodoxos, evangélicos, judeus e ateus espalhados pelo território. Viajar para lá é se defrontar com a diversidade, com a história, com a natureza e com a religiosidade.
Embora o país tenha adotado a cultura, a língua e a religião dos árabes, a Síria é formada por descendentes de assírios, gregos, romanos e árabes que dominaram por muito tempo aquele território. Ela foi o berço do império Assírio e por muito tempo abrigou o império Bizantino (império romano do Oriente). Posteriormente, abrigou o império Árabe. É um país multicultural em sua própria essência.
Muitos sírios imigraram para o Brasil a partir de 1885, sendo a grande maioria composta por cristãos-ortodoxos.
Viajando para aquele canto, além de aproveitar toda a beleza natural, cultural e arqueológica, de quebra, você ainda poderá aproveitar para degustar a rica e deliciosa culinária síria, que inclui um café com aroma especial, esfihas, kafta, pães exóticos, abobrinha recheada, charuto de folha de uva e também de repolho, coalhada seca e fresca, doces folhados e muito mais. Até quibe crú de peixe você encontrará. Por essa você não esperava, não é mesmo? Então, prepare as malas e vá treinando o seu inglês ou francês ou, se preferir, o árabe.
___________________________________________________________________
* jornalista