2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS?

INTERNACIONAL
por Cyro Saadeh*
Os Estados Unidos, através de sua agência de inteligência, CIA, divulgam que a Al Qaeda está próxima da derrota no Iraque.
Coincidência ou não, estamos próximos das eleições nos Estados Unidos e está em jogo a permanência dos Republicanos no Poder. Não será surreal imaginar que possa ser divulgada a morte de Osama Bin Laden.
Estamos em um mundo muito estranho, em que as demonstrações de manipulação do público se tornam cada dia mais cristalinas.
Primeiramente, há que se discutir se essa organização a que denominam "Al Qaeda", que teria sido criada com o dinheiro sujo da CIA, realmente existe. Depois, há que se questionar o papel de Osama Bin Laden na organização. Mas não é só isso. A quem interessa a existência de uma organização terrorista internacional que justifique a invasão de países ricos em petróleo e gás, situados muito próximos de países que despontam como próximas potências (Rússia, China e Índia)?
A Venezuela era potencial alvo, graças à riqueza mineral e ao posicionamento ideológico de seu presidente, considerado como radical por alguns países politicamente mais conservadores. Mas, hoje, o Brasil, que se demonstra rico em hidrocarbonetos e com potencial para ser uma das maiores economias dentro de 15 ou 20 anos, que se cuide.
Não é de hoje que sustento que organizações sociais ou partidárias podem ser taxadas de terroristas por governos extremistas, como é e foi o de George W. Bush, para justificar todo tipo de ação, como invasão, exigência de base militar estadunidense e outras coisas. E isso com um só propósito, sustentar a economia daquele país através de riqueza de outros.
________________________________________________________
* jornalista