2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

A amizade entre os homens!


por LÚ MATOS*

É impressionante a capacidade que têm os homens de ser amigos!
É tudo tão verdadeiro, tão fiel, tão intensamente irritante que chega a dar inveja!
Conto nos dedos meninas, mulheres, que tenham um grupo de amigas assim...Geralmente quando temos o número não passa de dois ou três no máximo o grupo.
Fico me perguntando porque será que acontece, tantas picuinhas e fofoquinhas entre nós!
Um sábio amigo, uma vez me disse, que nos preocupamos muito com o que está por fora...Roupas, sapatos, maquiagem e etc...
E que por isso naturalmente concorremos na hora de sair porque queremos sempre ser a mais bem vestida ou mais gata da turma, essas coisas.
Acho até que ele tem um pouco de razão nisso, mas eu me vejo amando minhas meninas quando elas estão lindas, até porque é horrível quando alguém que eu gosto faz papel de brega ou coisa parecida.
Mas os homens são incrivelmente irritantes nesse requisito, eles nem reparam que roupa o amigo veste, nem se dá conta se o cara ta brega ou chique, ou se o sapato pertence a alguma marca italiana...
Fiquei encantada porque conheci uma turma de nove amigos portugueses aqui em Salvador, lugar que magicamente me encontro nesse momento que vos escrevo!
E me chamou a atenção o tempo...São amigos há mais de 30 anos, viajam juntos, e saem juntos lá em Portugal todo o tempo.
Percebi um carinho, uma ligação de cuidado um com o outro que comove.
Percebi também um respeito fora do comum, são independentes dependentes...Conseguem me entender?
É mais ou menos assim: Estão na Bahia, de férias, todos no mesmo hotel!
Nenhum deles consegue fazer programas diferentes, todos concordam em estarem juntos em praias, passeios e isso são feitos sem discussões...Que lindo!
Imaginem nós mulheres???...Chego a rir só de imaginar!
Cada uma ia querer fazer algo diferente, deixaríamos de ser grupo logo no primeiro dia de viagem.
Uma iria querer praia, a outra certamente o shopping e as mais cultas, iriam logo querer conhecer os museus ou as igrejas...Tenho certeza que só nos encontraríamos à noite pra horas intermináveis de discussões em torno do restaurante a ser escolhido.
É, assim somos mesmo!E me incluo perfeitamente nisto meninas!
Mas que deu uma inveja de ver aquele lindo grupo lusitano tão organizado...Ah isso me deu!
Deu-me vontade primeiro de poder reunir minhas amigas uma vez por ano numa viagem onde a sintonia fosse perfeita, como é a deles (os Portugas)!
O mais legal é que os conheci!Agora os tenho como amigos!E é uma delícia participar de toda aquela organização!
Certamente deixarão saudades!Assim como a Bahia sempre deixa qualquer ser que tem o privilégio de estar aqui!
Como boa Baiana que sou, vendo o meu melhor produto, que é a minha terra!
E posso dizer: “A Bahia é terra da felicidade e da magia! Quem aqui tem o privilégio de nascer como eu:”ESTRÉIA” na vida”!
Termino com risos, porque fui muito convencida neste finalzinho!

______________________________________________________

* jornalista