2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

O NORDESTE E O CINEMA

por AURIANE BRITO*

Estava navegando pela internet e encontrei uma pergunta no fórum do Yahoo sobre a relação do Nordeste com o cinema nacional. Qual o seu papel?
Eu, como adepta as telonas, fico impressionada quando lembro da “evolução” do cinema nacional nos últimos anos. Muita coisa mudou e hoje, embora aos poucos, percebo que as pessoas sentem vontade de ver um filme nacional ganhar o Oscar (sonho que acredito não está tão longe de acontecer).
Apesar de gostar tanto de filme não me considero uma crítica de cinema, mas resolvi responder a pergunta realizada pela internauta.
Os inúmeros escritores (Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz, etc.) e fatos históricos surpreendentes (a guerra de canudos e o cangaço, por exemplo) que acontece ou aconteceram no Nordeste são pompas para as indústrias dos filmes brasileiros. Apesar dos atores dos filmes que retratam a região não serem daqui e não mostrarem com veracidade os dialetos dos diferentes lugares do Nordeste, os filmes retratam, em suas maiorias, o lado cultural da região.
Os curtas também estão freqüentes por aqui. Festivais impulsionam as pessoas a produzirem seu próprio filme de forma quase profissional. A riqueza da região e todos os seus problemas sociais são mostrados nesses curtas. Embora o incentivo financeiro seja precário, as faculdades nordestinas são pioneiras em curtas e promovem concursos entre os iniciantes da sétima arte.
Falando em cinema, não posso deixar de citar o teatro. Lindas, divertidas e bem elaboradas peças teatrais fazem turnês pelo Nordeste e encantam o público que vai desde adultos até crianças, porém o teatro ainda não é o programa favorito da população.
Em algumas cidades, os filmes e teatros são apresentados gratuitamente através do patrocínio da prefeitura com finalidade de atingir a população de baixa renda e divulgar a arte.
Creio que o verdadeiro Nordeste mostrará mais a cara nas telonas do cinema e o telespectador que ainda não teve o prazer de conhecer essa região, ficará encantado!

_________________________________________________

* professora de Geografia