2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

FUTEBOL

por THIAGO BASSAN*

A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro foi bastante proveitosa para dois dos times paulistas que disputam a competição. O Palmeiras e o São Paulo, estão juntos, pela primeira vez, no G-4, grupo dos times que se classificam para a Copa Libertadores da América de 2009.

O time alviverde venceu, no último domingo, o Ipatinga, por 2 a 1, no Estádio Ipatingão, e chegou aos 31 pontos, na terceira colocação. A partida marcou a reaproximação do meia Valdívia com o técnico Vanderlei Luxemburgo, após o jogador não ter gostado de sua substituição contra o Flamengo, na última quarta-feira. O clube teve dois jogadores julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta semana: Kleber e Denílson. O primeiro foi absolvido, por sua expulsão contra o Goiás. Já Denílson, está suspenso por dois jogos, após também ter sido expulso, no final da mesma partida. Com isso, ele não enfrenta o Vitória, nesta quinta-feira, no Estádio Palestra Itália.

Pela primeira vez no campeonato, o São Paulo entrou no G-4. O Tricolor paulista goleou o Vasco por 4 a 0, no Morumbi, no último domingo, e está com 30 pontos, na quarta colocação. Dois jogadores do time foram os destaques da partida: O goleiro Rogério Ceni, autor de dois gols e o estreante André Lima (ex-Botafogo), que também deixou sua marca por duas vezes. Para a partida contra o Fluminense, o clube pode ter o retorno do atacante Borges.

O Santos decepcionou sua torcida. O time da baixada santista perdeu, em casa, para o Coritiba, por 3 a 1, no último domingo, e voltou para a zona de rebaixamento da competição. Atualmente, o clube alvinegro está com 17 pontos, na 18ª colocação. Além da má posição, a equipe passa por um clima ruim entre seus atletas. No treino desta terça-feira, visando o jogo contra o Atlético-MG, o lateral-direito Apodi deu um “empurrão” no atacante Wesley. Isto ocorreu após uma dividida entre os dois jogadores. Mas a atividade prosseguiu normalmente e o técnico Cuca minimizou o problema, dizendo, na entrevista coletiva, que foi apenas uma jogada “normal”.

A Portuguesa também não foi bem na última rodada. O time do Canindé foi goleado pelo Goiás, por 4 a 0, no Estádio Serra Dourada, no último sábado. Com esse resultado, a equipe permaneceu com 19 pontos, mas agora está na 15ª colocação. Para a partida contra o Sport, na Ilha do Retiro, o clube não deve contar com seu jogador de maior destaque. O atacante Diogo pediu à comissão técnica da Lusa para ser dispensado da partida, por não estar com condições psicológicas de atuar, já que seu nome está envolvido em negociações com diversos clubes nacionais e europeus. Porém, o volante Carlos Alberto estará de volta.


Líder absoluto da Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians, que empatou com o Criciúma por 0 a 0, no último sábado, terá um desfalque importante para o restante desta temporada. O atacante Acosta, que entrou no segundo tempo da partida contra o time catarinense, ficou em campo apenas por seis mintuos. Após uma dividida com o meia Luciano Bebê, o jogador fraturou a tíbia da perna esquerda. “Foi um lance de jogo, sem maldade, Escutamos o estalo, e ele ficou clinicamente impossibilidatdo pela dor.. O período de recuperação é de 3 a 4 meses, então pra ele, essa temporada fica prejudicada", afirmou o médico do Corinthians, Paulo de Faria, ao Jornal da Pompéia.

No mesmo dia, o São Caetano goleou o Paraná, em casa, por 3 a 1, e agora está com 19 pontos, em 11º lugar. Na última sexta-feira, a Ponte Preta conseguiu um bom resultado, ao empatar com o Juventude, por 1 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi. O resultado manteve o clube de Campinas no G-4, em quarto lugar, com 26 pontos. Também na sexta, o Marília não agüentou a pressão e foi goleado pelo Vila Nova, fora de casa, por 4 a 0. O MAC está em 15º lugar, com 17 pontos.

Antes, nos jogos da terça-feira passada, três times paulistas haviam entrado em campo. Com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, o Bragantino empatou, em casa, com o Ceará por 1 a 1 e está na 13º colocação, com 18 pontos. O Santo André foi dominado pelo Fortaleza e perdeu a partida contra o Tricolor cearense por 2 a 0, no Estádio Castelão. O Ramalhão está em nono lugar, com 21 pontos. E o Barueri, vice-líder do campeonato, com 27 pontos, derrotou o ABC, em uma partida bastante disputada, por 3 a 2, na Arena Barueri.
__________________________________________________

* jornalista esportivo