2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

COLUNA DE VIAGENS E TURISMO

por TÁSSIA MIRANDA DORES*

Quando meu grande amigo e editor desse site me convidou para participar de sua equipe no projeto que ele tanto sonha desde os tempos de faculdade, me senti muito lisonjeada. Não é sempre que uma pessoa tão inteligente e culta nos dá tanta confiança, não é mesmo?


Eu demorei a aceitar o convite por falta de tempo (ou seria o medo de finalmente trabalhar a minha veia jornalística em um veículo de comunicação?). Essa semana li uma frase que dizia assim: "Um homem nunca sabe do que é capaz até que o tenta fazer". Fiquei pensando nisso e percebi que hoje em dia só temos tempo para fazer nossas obrigações, e só. É nesse momento que precisamos nos concentrar e avaliar se é isso mesmo que queremos para a nossa vida.



Somos nós os donos do nosso tempo, então vamos fazê-lo valer a pena!


Bom, aqui estou eu, pronta para escrever sobre o que mais gosto de fazer na vida: Viajar.


Sou daquelas que adora conhecer novos lugares, culturas, sabores, cheiros, museus, igrejas...Tudo que é novo me atrai. No ano passado decidi que eu iria para a Europa, acompanhada ou sozinha. Era um sonho antigo, que eu carregava desde criança comigo. E se quer saber, desde os 15 anos eu guardava o dinheiro da mesada para um dia visitar alguns países da Europa. Meus pais sempre acharam bonitinho, e talvez achassem que eu esqueceria aquele sonho até conseguir a quantia necessária para realizá-lo.


A surpresa foi quando eu anunciei: "Eu finalmente vou para a Europa em Novembro de 2007". Se você que está lendo esse texto sente a mesma paixão pelo turismo como eu, sabe bem o que representa o fato de conseguir concretizar o sonho de viajar para algum lugar tão esperado. Eu já conheço alguns lugares do Brasil e dos EUA, mas o velho continente sempre foi a minha "menina dos olhos".


Além disso, eu estava indo para lá da forma que sempre sonhei, com uma mochila nas costas, um caderninho de anotações, duas calças jeans, um all star e muita expectativa em tudo que eu iria encontrar. Será que a Monalisa é mesmo tudo aquilo? A Torre Eiffel é mais bonita durante o dia ou durante a noite? Os portugueses são mesmo agressivos? Madri é a nossa São Paulo e Barcelona o nosso Rio de Janeiro? Amsterdã só tem coffeeshops? Genebra é mesmo muda? Veneza cheira mal? Roma é só o Coliseu? A pizza na Itália é diferente?


Meu roteiro não foi surpreendente. Não tanto quanto as experiências vividas por lá. Escolhi os lugares que todo viajante escolhe na primeira vez que vai para a Europa: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Suíça, Itália. Os melhores 30 dias de viagem da minha vida até agora – Espero que por pouco tempo!


Convidei algumas amigas, o namorado, o irmão. Mas não adiantava, ninguém tinha se preparado para uma viagem dessas como eu e talvez não carregassem em si o anseio de desbravar aquele lugar como eu. E quer saber? Ir sozinha foi a melhor escolha que fiz. Todo mundo ficou assustado, fui a primeira das amigas e da família a viajar para a Europa sozinha, sem ao menos saber o que encontraria por lá. Eu jamais senti medo. A sensação era na verdade de realização, ansiedade, êxtase, felicidade e talvez um pouquinho de receio do que me esperava. E tudo valeu a pena, cada sentimento, cada sensação, cada pensamento, cada centavinho gasto por lá.


As experiências dessa viagem também serão assunto dessa coluna. Além, é claro, das dicas de lugares inusitados e que estão fora do circuito turístico, documentação necessária para cada destino, opções baratas de conhecer e vivenciar os locais escolhidos por você, sites, como programar seu roteiro, notícias sobre programas de Au Pair(uma ótima maneira de conhecer os lugares sem gastar muito), curiosidades, cursos, entre tantos outros assuntos.


Espero que vocês possam curtir comigo essa coluna e que de alguma forma desenvolvam o desejo pelo turismo, pelo novo, pela experiência de vivenciar a delícia de viajar. Vamos lá?
____________________________________________________
* jornalista