2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

O CORAÇÃO BATE FORTE NESSA SEMANA


por Thiago Bassan*


FUTEBOL



A bola não para. Essa semana promete ser agitada para quem gosta de futebol. Principalmente, para os paulistas. O time de maior torcida da cidade, o Corinthians, entra em clima de decisão e faz a final da Copa do Brasil, contra o Sport Club do Recife. A primeira partida da decisão será nessa quarta-feira, no estádio do Morumbi. O estádio deve ter lotação máxima, pois quase todos os 68 mil ingressos já foram vendidos. O único desfalque do Timão para a partida deve ser o meia Lulinha, que sofreu uma queda desastrosa no jogo contra o Fortaleza, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O jogador saiu do gramado após uma dividida com um atleta do Tricolor cearense, e desceu as escadas que dão acesso aos vestiários, caindo sentado. Se ele não puder jogar, Acosta pode ser o substituto, mudando a formação do time, para atuar com dois atacantes.

No Palmeiras, o time do bairro, o clima melhorou após a vitória sobre o Atlético Paranaense, em casa, por 1 a 0. O gol foi marcado por Alex Mineiro, que já conquistou o brasileiro pelo rubro-negro paranaense, em 2001. O alviverde, atual campeão paulista, está em sexto lugar no Campeonato Brasileiro, com sete pontos. Vale ressaltar que o Palmeiras não vencia o Atlético-PR desde 2004. Desde então, foram sete confrontos entre as duas equipes, com quatro vitórias dos paranaenses e três empates.

São Paulo e Santos fizeram o clássico paulista da rodada. A partida não teve grandes emoções. Um futebol fraco, de ambas as partes, deixou até o mais fanático torcedor com vontade de assistir o Programa do Faustão, ou do Gugu. E o resultado, obviamente, não poderia ser outro, senão o empate em 0 a 0. No Tricolor do Morumbi, o time ainda tenta juntar os cacos da eliminação frente ao Fluminense, na Taça Libertadores da América. Alguns jogadores devem sair, mas nenhum nome ainda foi confirmado pela diretoria do clube. E no Peixe, que também foi eliminado da Libertadores recentemente, a novidade deve ser a contratação do novo treinador. Cuca, que estava dirigindo o Botafogo, pode assumir o Santos no lugar de Émerson Leão, que pediu demissão na última semana.

A Portuguesa perdeu para o Atlético-MG, no Mineirão, por 2 a 0, com gols de dois ex-corinthianos: Coelho e Marques. A Lusa agora ocupa a 19º colocação com apenas dois pontos, na zona de rebaixamento. No campeonato brasileiro da série B, onde os times paulistas predominam, com sete equipes, o Corinthians lidera a competição com 12 pontos em quatro jogos. O Timão bateu o Fortaleza por 2 a 0. Já a Ponte Preta decepcionou e perdeu para o América de Natal, por 2 a 1. O Barueri venceu o Bahia, fora de casa, e está em terceiro lugar. No São Caetano, o clima era de festa na última sexta-feira. O time voltou a atuar em seu campo, o Estádio Anacleto Campanella, que estava interditado para reformas. E voltar ao lar, doce lar, fez bem ao Azulão. O time venceu o Vila Nova, por 1 a 0, com um gol de pênalti marcado no último minuto. Outro time do ABC paulista que também fez festa no final de semana foi o Santo André. O Ramalhão conquistou o Campeonato Paulista da Série A-2 ao derrotar o Oeste, de Itápolis, por 2 a 0, com gol de falta do experiente Marcelinho Carioca. O Bragantino se prepara para enfrentar o CRB sem poder contar com o zagueiro Vanderlei (expulso) e Da Silva (contundido). Em seus lugares devem entrar Cadú e o volante Marcelo Godri, improvisado. E no Marília, que perdeu para o Juventude, por 2 a 0 no frio do Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul(RS), a esperança para ver o time reagir atende pelo nome de um craque argentino, que ficou famoso no Brasil. Marcelo Tevez será o atacante titular na partida contra o Santo André, nessa Terça-feira.

___________________________________________________________

* jornalista esportivo