2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

QUANDO O OPERÁRIO APRENDE ARTE

Você já ouviu falar em Mestres da Obra? Sim, tem relação com os canteiros de obra que vemos aos montes no nosso bairro, mas apenas isso. Não é um funcionário, um empreiteiro ou coisa parecida. É um programa de implantação de "atividades socioculturais em canteiros de obras", visando "a qualificação de seus operários". Difícil de compreender?
Pode-se simplificar e dizer que é arte para os operários que trabalham na construção civil, objetivando a melhora do relacionamento no ambiente de trabalho e também na produção.
Os inúmeros resíduos que são encontrados nos canteiros, tornam-se obras de peças de arte e design, uma forma de reciclagem para lá do usual, pois colabora com a preservação do meio-ambiente e também e principalmente com a valorização do ser humano.
Ao lado há um exemplo de como dejetos dos canteiros de obra tornam-se arte.

Segundo os organizadores, esse tipo de trabalho contribui "para o desenvolvimento humano dos operários da construção civil nas questões relacionadas a auto-estima e a qualidade de vida".

Apenas pouquíssimas construtoras aderiram a esse projeto social e é por isso vemos apenas entulhos e ouvimos barulhos nos canteiros de obras espalhados pela Vila Pompéia. Mas, mesmo assim, esse projeto ousado já recebeu alguns prêmios, como o do Planeta Casa, na categoria ação social, em 2007.

Quer saber mais do projeto? Entre em contato por e-mail contato@mestresdaobra.com.br, por telefone: 4436 2256, ou pessoalmente lá na rua Albuquerque Lins 30 cj 33 - Centro - Santo André/SP. A página do projeto? http://www.mestresdaobra.com.br/obra/index.htm

______________________________________________

Cyro Saadeh é jornalista e colunista do Jornal da Pompéia