Você já ouviu falar em Mestres da Obra? Sim, tem relação com os canteiros de obra que vemos aos montes no nosso bairro, mas apenas isso. Não é um funcionário, um empreiteiro ou coisa parecida. É um programa de implantação de "atividades socioculturais em canteiros de obras", visando "a qualificação de seus operários". Difícil de compreender?
Pode-se simplificar e dizer que é arte para os operários que trabalham na construção civil, objetivando a melhora do relacionamento no ambiente de trabalho e também na produção.
Os inúmeros resíduos que são encontrados nos canteiros, tornam-se obras de peças de arte e design, uma forma de reciclagem para lá do usual, pois colabora com a preservação do meio-ambiente e também e principalmente com a valorização do ser humano.
Ao lado há um exemplo de como dejetos dos canteiros de obra tornam-se arte.
Segundo os organizadores, esse tipo de trabalho contribui "para o desenvolvimento humano dos operários da construção civil nas questões relacionadas a auto-estima e a qualidade de vida".
Apenas pouquíssimas construtoras aderiram a esse projeto social e é por isso vemos apenas entulhos e ouvimos barulhos nos canteiros de obras espalhados pela Vila Pompéia. Mas, mesmo assim, esse projeto ousado já recebeu alguns prêmios, como o do Planeta Casa, na categoria ação social, em 2007.
Quer saber mais do projeto? Entre em contato por e-mail contato@mestresdaobra.com.br, por telefone: 4436 2256, ou pessoalmente lá na rua Albuquerque Lins 30 cj 33 - Centro - Santo André/SP. A página do projeto? http://www.mestresdaobra.com.br/obra/index.htm
Cyro Saadeh é jornalista e colunista do Jornal da Pompéia