2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

PETROBRÁS - SEMPRE UMA SURPRESA


Por Cyro Saadeh*

A Petrobrás foi criada pouco antes de Getúlio praticar o tão famoso suicídio no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em agosto de 1954. A criação dela foi uma obra de muitos brasileiros que deram o próprio sangue, como o Vargas e o Monteiro Lobato, através da campanha "o petróleo é nosso".

O Brasil seguia àquela época os passos de outros países que queriam uma empresa própria. Mossadegh, do Irã, foi o maior exemplo. Ele era um nacionalista laico que foi tirado do governo por ações dos serviços secretos britânico e estadunidense, para dar lugar ao Xá, um monarca corrupto e totalitário que seria derrubado pela Revolução Islâmica de 1979.
Hoje, não só o Irã vive uma crise, mas todos os países que são grandes produtores de petróleo, geralmente localizados no Oriente Médio. Será que hoje, com tanta informação, alguém tem alguma dúvida do motivo de tantas intervenções beligerantes naquela região?

É, bastou a Petrobrás anunciar a descoberta de grandes campos petrolíferos no mar para os Estados Unidos anunciarem que criarão uma frota naval para a América do Sul. Coincidência? E o nosso submarino nuclear, sai ou não sai?
Mas, voltemos à questão interna da nossa Petrobrás. Hoje, essa empresa que não é estatal, mas de economia mista, é a maior empresa brasileira e a terceira das Américas. Ela tem dinheiro público e também de muitos brasileiros e até estrangeiros.
Há pouco tempo, tentaram privatizá-la, mas não conseguiram. É a empresa que mais investe em cultura no Brasil. Basta ir ao cinema para ter a prova disso. Mas não investe apenas na sétima arte. O teatro, a dança, artevisuais, literatura e a música são beneficiados com investimentos maciços da nossa multinacional, além do esporte, evidentemente. Ela também investe em projetos de preservação ambiental, da flora e da fauna. O projeto TAMAR, de proteção à desova das tartarugas marinhas, que está presente em inúmeros cantos do País, é o maior exemplo.

A Petrobrás é, sem dúvida alguma, comprovadamente a maior multinacional brasileira. Está presente em muitos países da América do Sul e possui um número elevadíssimo de postos na Argentina. É uma empresa que está fazendo parcerias com diversas petrolíferas latino-americanas, e está ganhando espaço e notoriedade cada vez maiores, além de aumentar o lucro. Ela também está presente em países da África e do Oriente Médio. Os seus interesses vão muito além dos mares brasileiros.

Ela fomentou os biocombustíveis, primeiramante com o álcool e tornou-se referência mundial.

Recentemente, a bolsa de valores brasileira vem crescendo devido basicamente à Petrobrás. E é ela, também, quem está fomentando o crescimento econômico generalizado no país.

Se tiver curiosidade de saber um pouco mais sobre ela, acesse a página http://www.petrobras.com.br/

O mais legal, na minha opinião, é que ela propicia aos internautas bons curta-metragens gratuitamente na internet. Se nunca acessou, vá à página http://www.portacurtas.com.br/ e curta filmes com alguns dos melhores diretores brasileiros.

E se você tinha alguma dúvida do tamanho da nossa Petrobrás, saiba que ela tem uma verdadeira "agência de notícias". Vá à página http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/ e confira.
__________________________________________________
* jornalista, para o JORNAL DA POMPÉIA