A história do bairro da Vila Pompéia entrelaça-se com a de dois bairros vizinhos, Lapa e Barra Funda, ambos sedes de duas grandes estações ferroviárias.
Enquanto a Lapa abrigava indústrias, a Barra Funda servia de abrigo de grandes depósitos e armazéns. A colonização italiana predominava em todos esses bairros e a Vila Pompéia servia de local para a residência desses imigrantes. Havia pequeninas casas simples em algumas vilas.
Já em 1970, o bairro abrigou grandes números de bandas de rock, chamadas de "bandas de garagens". Era um bairro alternativo que pouco depois se tornaria sede do enorme SESC Pompéia, de famosas casas de Shows e de shoppings, como o Pompéia Nobre e o Bourbon Pompéia, além de inúmeros bares famosos, como o Pé Pra Fora e o Dona Felicidade, que o tornaram uma extensão do boêmio bairro da Vila Madalena.
A Vila Pompéia vive uma explosão demográfica e de preços, face aos inúmeros empreendimentos no local. O trânsito sempre caótico nas duas pontas da avenida Pompéia, parece não ter solução, mas ainda é um lugar bom e calmo para se morar.
Sabe de mais coisas sobre o bairro? Escreva pra gente.
___________________________________________________________
* jornalista e colaborador do Jornal da Pompéia.