2024- ANO XVII - JP - MUITO MAIS QUE UM JORNAL DE BAIRRO.
Links para quase tudo e as manchetes das notícias do momento trazidas pelos principais veículos de informação e por organismos de direitos humanos e de cidadania, atualizadas instantaneamente por meio da tecnologia RSS
telejornalismo ao vivo ALJAZEERA RT CCTV TELESUR HISPANTV RTVE - mais notícia e informação reunidas em um só espaço, só no JP - JORNAL DA POMPÉIA
Saiba o que é notícia na mídia:

estadao.com.br

Folha Online

JB Online

Band Esporte

Agência Brasil

CARTA CAPITAL

DIPLÔ (Le Monde Diplomatique - Brasil)

BBCBrasil.com

Último Segundo - iG

Yahoo!

Google News

Observatório do Direito à Comunicação

Desemprego Zero

Época

SESC - Revista Digital

RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Consultor Jurídico

Supremo Tribunal Federal

Superior Tribunal de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Senado Federal

Camara dos Deputados

Ministério do Desenvolvimento

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de São Paulo

Rádio ONU

UNICEF

Observatorio da Imprensa

Repórter Brasil

ANISTIA INTERNACIONAL

human rights watch

EL PAIS

EL MUNDO

LA NACION

CLARIN

Página 12

Granma

LE MONDE

LE FIGARO

The Independent

FINANCIAL TIMES

AL JAZEERA

Haaretz

WASHINGTON POST

The New Yorker

LE MONDE DIPLOMATIQUE

e a conceituada análise geopolítica

DEPRESSÃO

Às vezes, podemos sorrir sem estarmos felizes,
olhar sem querermos enxergar
falar querendo emudecer-nos
escrever, querendo chegar ao fim da sentença
ao ponto que põe um final.
É o “abatimento moral ou físico; letargia”, segundo o dicionário Aurélio.
(Cyro Saadeh é jornalista e pretenso escritor)

LINHAS

por CYRO SAADEH, pretenso escritor e jornalista
______________________________________________
O homem tem mania de enxergar o mundo matematicamente e, com isso, de traçar linhas.

Primeiro veio a linha dos traços femininos, que gerou a mulher, segundo dizem. O homem devia estar inspirado para fazer tudo isso. Quanta perfeição! Ele só se perdeu nos cálculos, pois até hoje a gente não consegue adivinhar o resultado, já que a criatura é uma verdadeira incógnita. Nunca se sabe aonde chegará e o que quer.

Depois veio a linha do tempo. Com ela, o homem visava equacionar o problema da ociosidade e aferir o que conseguiria fazer em vida. Para ele, a vida deveria ser fracionada.

Também foram criadas as linhas imaginárias do equador e dos trópicos de capricórnio e de câncer. Até o mundo foi dividido com linhas!

Ah, mas também se dividiu os continentes e os países. Há sempre uma linha imaginária dividindo países muitas vezes contíguos. Linhas imaginárias e muitas vezes sem sentido algum

Depois vieram as linhas que costuraram nossas roupas e as linhas dos cadernos, para orientar e conduzir a escrita.

Após, surgiu a linha de costura, a linha da vara de pescar, a linha telefônica e tantas outras linhas. Até linha de trem, metrô e ônibus existem.

E mesmo assim, com tantas linhas, o homem não tomou a sua linha, encontrando-se perdido nesse emaranhado de nós que criou para si mesmo, e anda desalinhado.

NATAÇÃO

por CYRO SAADEH, jornalista
___________________________________________
Dizem que a natação é praticada desde a antiguidade. Há historiadores que apontam, inclusive, que no Egito há desenhos que simbolizam o nado humano. Somando-se isso ao fato de que aquele país desenvolveu-se às margens do Nilo, a história parece realmente crível.

Também se comenta que os gregos praticavam natação mais de 2.000 anos antes de Cristo. Para se constatar isso, basta observar a sua literatura, que engrandecia os nadadores.
O povo romano também valorizava a natação e chegava a discriminar os que não sabiam nadar.

Mas os estudos sobre a natação, propriamente dito, surgiram apenas por volta do século XVI, e em latim. O único estilo analisado e observado era o peito.

Já as primeiras competições contavam apenas com um estilo, o peito, que é um nado mais lento, mas mais completo, sendo chamado, por isso, de "clássico".
Ficou com vontade de nadar? Eu também! Aproveite enquanto a humanidade pode se dar ao luxo de construir piscinas públicas. Daqui poucos anos toda espécie de gasto não essencial de água será proibido. Basta ler os noticiários para ver o que está acontecendo com o planeta. Por isso, a natação pode ser uma modalidade esportiva à beira da extinção.

LELI, A ESCRITORA

Lembremos das superações e não dos obstáculos;

Das alegrias e não das tristezas;

Dos alívios e não das dores;

Dos amores e não dos dissabores;

Do perdão e não da culpa;

Da beleza e não da feiura;



Dos amigos e não dos desafetos;

Das comemorações e não dos infortúnios;

Da paz e não das brigas;

Das certezas e não das dúvidas;

Das gargalhadas e não das lágrimas;

Do presente e não do passado, pois o passado já se difundiu levando consigo o que não é combustível para os nossos corações, deixando apenas as marcas profundas da felicidade.


Esperemos nada menos que a perfeição

O amor perfeito
A paz perfeita
A família perfeita
O parceiro(a) perfeito
Os amigos perfeitos
A carreira perfeita
As finanças perfeitas
A alegria perfeita
Você já é perfeito há muitos anos, desejo que cada dia mais se dê conta disso...


_________________________________________________________


* por LELIANE MORAES, jornalista, escritora, baladeira e mulher

Enquanto o certo não vem...

por LÚ MATOS*

Eu me divirto com os errados!
Frase dita por uma das minhas melhores amigas ao telefone, quando comemorava o fato de conseguir se livrar da obsessão pelo “ex amor” que atrapalhava muito sua vida!
Nós mulheres temos essa mania exagerada de ficar remoendo o passado...
Essa frase se divertir com os errados significa correr riscos, bons ou maus, os riscos têm que ser desfrutados, só assim saberemos avaliar!
Como saber quem é certo ou quem é errado se não nos deixar levar pela onda do amor?
Já disse aqui antes, o amor seja ele pouco, pequeno ou imenso é válido, faz bem em todas as circunstâncias!
O que temos que fazer é encarar que os lobos maus estão em maior número, mas que também tem um monte de leãozinho calminho por ai!
Há que se ter paciência, sabedoria e olhos profundos pra reconhecer qual dos dois bichos está por trás daquele ser que você se encantou!
Não podemos ter é medo de tentar, por isso concordei com ela nessa de diversão com os errados... De repente é numa dessas que o certo vem e arrebata o teu coração!
Triste de quem não tenta, ou fica presa ao passado ou ao que vão pensar os outros!
Os outros não importam! Não deixe que o medo ou o orgulho a impeçam de tentar!
Na vida só temos 20, 30, 40,50 anos uma única vez! E cada uma dessas fases devem ser devidamente aproveitadas e seladas com amor!
Tenho dito: Vão à luta! Vocês devem me achar uma romântica incurável!Sou mesmo, chego a me sentir cafona!Mas, vivo assim... Cafoninha e feliz!
Divirtam-se com os errados, os certos ou incertos... Mas divirtam-se!
Ria da vida, de tudo!
Mas faça amor sempre! Disso não abra mão!
______________________________________________________
* jornalista

AVIÕEZINHOS DE PAPEL- por CYRO SAADEH

Quanta saudade de mandar recados para as meninas da escola por aquela forma romântica do aviãozinho de papel... Essa inocência impregnou a minha alma e talvez tenha me transformado em um dos últimos românticos.Você sabe o destino dos aviõezinhos de papel? Nem eu. Eles são livres para acompanhar o vento e sobrevoar onde quiserem. É o rumo da vida...

A VIDA É UMA GRANDE CORDA BAMBA - por CYRO SAADEH

A vida é uma corda-bamba. E o Ano Novo é o novo um metro que se apresenta. Pode ele estar firme e em boas condições ou ter apenas alguns fios intactos e seguros. De qualquer forma, é o novo metro que nos foi reservado e que temos que ultrapassar. Não que necessitemos apenas chegar ao outro lado que sequer sabemos o que nos reserva, mas a vida é o equilíbrio que nos faz superar dificuldades como a própria corda e, ao mesmo tempo, apreciar tudo o que está ao nosso redor. Isso é vida, é estar perto da vida e saber levar.

O QUE SOU? O QUE SOMOS? por CYRO SAADEH

Sou apenas palavras, às vezes poéticas, às vezes dramáticas, mas sempre daqueles tipos que são levadas pelo vento. Para me compreender é necessário perceber as entrelinhas, aquilo que não é diretamente apontado. Às vezes também sou o vazio das letras, onde nada há a ser dito. Não sou aquilo que é visto, mas o que se lê e se interpreta ou, muitas vezes, o vazio absoluto, sem espaço para divagações ou realidades. Muitas vezes sou o retrato do sonho pessoal. Como em um simples triângulo, posso ser visto de cada ângulo e por graus diferentes, mas o resultado do meu eu verdadeiro é a somatória de tudo o que existe, muitas vezes sem ser percebido, visto ou compreendido por todos. Sou, assim como todos, um mero exemplo da vastidão do ser e do estar, retrato simplório e restrito daquilo que o universo representa.

DOMÍNIO PÚBLICO - por Cyro Saadeh

Você sabia que é possível ter acesso ao uso de bens culturais sem ter que pagar por isso? É o que se chama de domínio público. E várias são as suas hipóteses. Pode ocorrer quando o autor disponibiliza o uso de suas obras gratuitamente (“software” livre é um bom exemplo); quando o criador ou inventor morre e não deixa herdeiros; ou quando se trata de autor desconhecido.
Mas o que são “bens culturais”? São os que dizem respeito à expressão intelectual ou cultural, como os livros, as monografias, os roteiros, meros textos, letras de música, obras audiovisuais, músicas, fotografias, desenhos, histórias em quadrinhos e por aí vai. Mas não é por que caiu em domínio público que você poderá dizer que as peças de Shakespeare são suas. Há aí os chamados direitos morais, que implicam na obrigação de quem cita ou utiliza textos, fotos ou filmes, por exemplo, mencionar a sua autoria. Assim, se tratar-se de um texto, deve-se dizer quem o escreveu e o nome da obra original.
De regra, os direitos autorais duram por setenta anos contados a partir do ano seguinte ao do falecimento do autor. Entendeu? Se eu morrer este ano, a partir do ano que vem conta-se o prazo de 70 anos para o texto se tornar de domínio público. Mas isto no Brasil. Em outros países vigem outras regras.
Eu imagino que você pode estar a se perguntar se o direito não nasce apenas após o registro em órgão público. Não. Não há necessidade disso. Isso seria uma maneira de provar mais facilmente a autoria, mas pode-se comprová-la de outras formas.
Embora na internet você possa compartilhar muitas músicas e vídeos, de forma legal ou ilegal saiba que nem tudo o que está acessível lá é de domínio público. Você pode até ler, assistir e ouvir, de graça, mas há direitos autorais e intelectuais aí.
E foi no meio virtual que o governo federal resolveu disponibilizar o uso de vários bens culturais. Na página www.dominiopublico.gov.br é possível baixar diversas músicas, fotografias, filmes e até hinos.
No próprio site do governo, o atual Ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que o portal “constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal”.

É isso aí, saiba que vale a pena fazer uma visitinha na página domínio público e conhecer um pouco mais da cultura nacional e mundial.

CRÔNICA - por CYRO SAADEH

(este fato ocorreu em 2007)
Eu acredito em sinais e evidências. E isso, às vezes, torna a vida um pouco mais hilária.Estou em uma fase em que não paro de suar. Qualquer coisa é motivo para encharcar a camisa rapidamente. Basta andar rápido para ficar com a camisa em um estado lastimável. Se beber líquido, então, fico parecendo um nadador exótico, que optou por nadar de terno e gravata. É desconfortável, acima de tudo.
Brincando, por ter completado 40 anos, eu falava para os amigos e a namorada que estava na andropausa. Brincando! Olha, se essas brincadeiras matassem de vergonha eu já teria ido da face da terra… Sinceramente, eu imaginava que o sintoma mais característico dessa fase masculina era a sensação de hipertermia, superaquecimento do corpo, o que causa sudorese excessiva, até que…
Bem, um dia eu fui ao aeroporto e lá estava a bendita andropausa. Sim, ela estava lá. Foi só eu sentar em uma cadeira para esperar o vôo que ela não saia mais dos meus olhos, como se estivesse me hipnotizando. Andropausa encarnada? Não. Na verdade era a Andropausa em letras garrafais. A andropausa estava em um cartaz giratório colorido, de duas faces, que se movimentava bem lentamente, e que aconselhava a consultar um médico. Sem me atentar ao que estava ao redor, eu conversava freneticamente, até que vi aquele “discretíssimo” cartaz e interrompi totalmente a fala por alguns minutos. Parecia que estava em estado de choque. Quando percebi que havia parado de conversar, retomei o diálogo, mas a todo instante aquele cartaz me chamava a atenção e eu voltava a permanecer mudo, estático. Ficava olhando fixamente e não conseguia parar de observar. Daí veio a reflexão e pensei comigo: “acho que há muitas coincidências. A placa tinha que estar na minha frente? Ela tinha que ter o escrito para procurar um médico? Ah, é muita coincidência. Eu não tenho os sintomas que ela aponta, mas pode ser um prenúncio. É isso, deve ser um sinal para eu me cuidar.“
A minha namorada estava ao meu lado e, mesmo percebendo que tinha algo muito estranho, ela olhava para mim sorridente e, educadamente, fingia que tudo estava bem. Eu nunca havia conhecido alguém tão gentil, mas precisava desabafar com ela, e desabafei: “olha, eu não estou com andropausa, não”. Mesmo sem entender o motivo de eu falar aquilo, ela respondeu que sabia disso. Não satisfeito, eu fui mais enfático: “eu não estou com andropausa, não”. Eu sei, ela respondeu, mas logo perguntou o porquê de eu estar falando aquilo.Meio sem jeito, apontei para o cartaz que girava hipnoticamente, e pedi para ela ler… E ela leu: “Se você tem problema de ereção e tem 40 anos ou mais, você pode estar na andropausa. Consulte um médico especialista”.
Ela não se agüentou e riu. E eu também cai na risada, mas logo fiquei sério e repeti: “eu não estou na andropausa. Eu não tenho problemas de ereção. Eu só falei que estava com andropausa por causa do suor, entendeu?”. Ela ria e me chamou de bobo: “você é um bobo!”E a placa continuava lá, girando sem parar e me deixando apavorado. Inseguro, eu virei para a minha namorada e perguntei: “você acha que eu tenho algum problema e que devo procurar um médico? Está tudo bem?” Ela sorriu e respondeu que estava tudo muito bem e que eu devia parar de procurar problemas.
Estava tão nervoso que mesmo com o ar condicionado do aeroporto eu não parava de suar. A camisa estava inteira molhada. Quando percebi, eu virei para a minha pequena e delicada namorada e disse: “Olha, eu só estou suado, viu? Eu não estou na andropausa”.
Logo depois, ela embarcou e eu fui ao estacionamento e fiquei pensando em como resolver o problema da sudorese, definitivamente. Ah, mas não falo mais que tenho problema. Imaginou se falo que estou com sudorese e aparece um cartaz que fala que isso é sinal de impotência? Não. Não arrisco mais, não.

AMIGOS

por LELIANE MORAES*

Durante muito tempo fiquei pensando em uma mensagem bonita para dizer, mas acho que as coisas mais bonitas estão na simplicidade, isso eu aprendi há pouco tempo...
Bonito é um domingo em família, meus parentes e amores me divertem, me incentivam, me apóiam, me irritam também, mas isso faz parte de uma família de verdade, que se ama, que aprende um com o outro todos os momentos, que compartilha tudo, e se ajuda a superar os obstáculos da vida transformando-os em lições.
Desde criança me conduziram para o caminho do bem, exigindo disciplina, responsabilidade, força de vontade e mostrando o valor real das coisas, que coisas materiais são passageiras e que devemos valorizar pessoas, me ensinaram a conquistar o mais importante que um ser humano pode ter: amigos.
Amigos são estrelas que iluminam nossa vida. Afinal, a amizade e o amor não estão relacionados ao tempo e sim a afinidade e intensidade.Como sempre em meus textos eu ressalto o valor da felicidade interior, aqui eu avalio que ela não existirá jamais sem a presença dos anjos bons de nossa vida, os amigos, leiam aqui família, os maiores amigos que temos a dádiva de conviver diariamente.
Obrigada amigos leitores, por me fazerem tão feliz!

________________________________________________

* jornalista

Para minha filha!

por LÚ MATOS*

Sou mãe! Acho que Deus nunca me deu presente melhor em toda minha vida!
Ser mãe pra mim é algo que não consigo explicar, me faltam todas as palavras mais profundas pra definir esse amor enlouquecedor, ensurdecedor e pleno que é ser mãe...
Minha filha é uma menina de 12 anos, uma boneca bem feminina, e como as meninas da sua idade é uma quase moçinha.
Tem os meus traços e herdou do pai a docilidade que às vezes me falta!
Temos uma ligação profunda porque sempre fomos só nós duas!
Quando me separei ela tinha 10 meses apenas e nem teve a tal tradicional família, aquela onde tem pai, mãe e irmãos todos juntos!
Confesso que foi uma batalha criar a minha menina sozinha!
Para minha sorte tive do pai dela todo apoio, éramos muito amigos e acho que isso facilitou muito as coisas entre nós duas!
Nunca tive grandes problemas com esta criança cheia de energia que um dia de março invadiu a minha vida e se encarregou de fazer dela a sua!
Esse texto que vos escrevo foi um pedido dela!
Cobrou-me ser citada aqui e eu como mãe mais apaixonada que sou, resolvi contar um pouco sobre nós!
Minha quase mulher tem muita independência, costuma falar muito como eu e tem uma ansiedade que às vezes me assusta!
Acho que se deve a idade! Sorridente, e muito sensível magoa-se muito facilmente, bem coisa de pisciana!Chorona... Apaixonante!
Às vezes me vejo observando-a dormir e vem um medo assustador de algum dia ter que me separar! E isso obviamente vai acontecer!
Vem-me na memória o que minha mãe me disse outro dia: Criam-se tanto os filhos pro mundo que quando eles se vão a gente morre um pouco por dentro!
Nem quero pensar no dia em que ela vai querer se casar ou tiver sua própria casa e me deixar... Morro só de pensar em não ouvir aquela voz maluquinha todos os dias!
Mas o mundo está ai esperando por ela e cabe a mim somente prepará-la para que ela saiba encará-lo com dignidade e confiança!
Nem sei se estou fazendo direito, o amor às vezes faz a gente errar!
Estou tentando ser a melhor mãe, amiga e companheira da minha pequena aspirante a mulher!
E tenho fé naqueles olhos verdes e desconcertantes! Tenho fé naquela criança cheia de vida que me enche de orgulho a cada dia!
Feliz de quem é mãe! Feliz de quem tem uma filha agitada, pisciana, colorida, manhosa e atrevida como é a minha Nicole!
Razão de toda minha vida! Filha única eterna e adorada em todos os segundos que respiro!
___________________________________________
* jornalista

CURIOSIDADES: IMPÉRIO PERSA - por CYRO SAADEH

A Pérsia, cerca de 500 anos antes de Cristo, tornou-se um forte império e o primeiro a conquistar terras em outros continentes. Depois de várias gerações de imperadores e após 200 anos, sucumbiu perante Alexandre Magno.
Amante de história que sou, não podia deixar de relatar um pouco da fantástica história dos persas, os quais, sob o comando de um grande líder, respeitaram etnias e religiões, em uma época em que a barbárie corria solta. Ciro de Ansan, o primeiro grande imperador persa, foi um líder admirado por Alexandre, o macedônio.
A pérsia foi formada por tribos de origem indo-européias que, por volta do ano 1000 AC, migraram para o que hoje é o Irã. Essas tribos são da raça ariana, aquela que ficou famosa pelos discursos racistas e inflamados de Hitler. Foi lá que surgiu a primeira religião monoteísta, o Zoroastrismo, existente e praticada até hoje no Irã.
Em 600 AC, os povos aquemênida e medo se uniram e, sob a liderança de Ciro, formaram o maior império até então conhecido. Em apenas 25 anos, conquistaram a Ásia menor e Mesopotâmia inteira. Os imperadores que sucederam o primeiro líder, conquistaram a palestina, a Síria, o Egito e chegaram a tomar muitas ilhas gregas, mas não tiveram o mesmo carismo daquele.
Ciro era descendente dos medos e dos aquemênidas, o que assegurou o reconhecimento de sua liderança pelos dois povos persas. Dizem que ele tinha os olhos azuis e os cabelos loiros, como os arianos.
Desenho que retrata Ciro moreno
Respeitado pelos gregos e admirado por Alexandre Magno, Ciro era um notável estrategista militar, um bom administrador e estadista, além de uma figura humana notável.
Dizem que esse grande líder tinha visões, o que é crível, já que os imperadores persas sempre foram místicos e rodeados de magos ou bruxos e também de conselheiros.
Ao conquistar territórios, o primeiro grande imperador persa construía fortalezas e estradas, e impunha a cobrança de tributos, mas permitia ao povo a livre prática religiosa e o uso da língua e dos costumes locais. Com isso, o comércio e o intercâmbio cultural eram intensos.
Ele não se dispunha a ser sanguinário e se curvava aos deuses dos povos conquistados, o que o tornava popular, simpático e admirado. Muitas vezes, era visto como um verdadeiro libertador, pois vez e outra punha fim à tirania então existente, como na Babilônia. E foi lá que permitiu a libertação dos judeus escravizados, para que rumassem à sua terra natal. E 40 mil rumaram para o solo sagrado.
Mas, como todo imperador, ele era megalomaníaco, o que pode ser percebido pela seguinte frase: "Eu sou Ciro, rei do mundo, grande rei, rei legítimo, rei da Babilônia, rei da Suméria e da Acádia, rei das quatro extremidades".
Dizem que Ciro morreu em combate, lutando contra nômades vindos das estepes da Ásia Central, mas também há a versão de que teria morrido tranquilamente, já com idade avançada.
Os imperadores que o sucederam não eram necessariamente descendentes diretos, de primeiro ou segundo grau. O primeiro a ocupar o seu lugar foi Cambises, seu filho, um déspota odiado por muitos. A ele se seguiram Dario I, Xerxes, Artaxerxes, Dario II, e Dario III.
O império persa deixou como lição a necessidade de se respeitar as diferenças e de tolerar credos e culturas distintas. É certo que o imperialismo nunca é bom, pois se impõe através da força, mas se é exercido com tirania, como ocorreu com os sucessores de Ciro, o império não sobreviverá por muito tempo, já que haverá muita relutância em aceitá-lo pacificamente.
Bem que essa história, bem como a de Alexandre, o Macedônio, poderia ser lida e compreendida pelo Bush II e seus assessores mais próximos.

A VACA E O ATOLEIRO

por Cyro Saadeh*

Um bezerro pode fazer mal a alguém? Os hindus que me perdoem, mas pode, sim.
Estava eu em Minas, rumando a um Parque Nacional, quando um bezerro parou na estrada de terra (ou de chão, como chamam no interiorzão do país), na minha frente, e não saia por nada, mesmo com os toques de buzina que dava. Acelerava o carro, e nada… A solução foi jogar o automóvel cada vez mais de lado, até conseguir passar. Eu estava cansado e não podia ficar horas esperando pela saída voluntária do animal da minha frente. Tinha que passar.
A conseqüência da minha pressa foi ficar com os dois pneus direitos caídos para fora da pista.
É, mas o meu sufoco não acabou aí, não.Para piorar o meu estresse, duas velhinhas chegaram e falaram para mim: "Uai, meu filho, o seu carro vai cair". Adoro velhinhos, mas deu uma vontade de esganar essas duas. Desesperado, amarrei uma corda no carro e fiquei segurando, como se fosse um Hércules que pudesse deter a queda do carro. E ele estava indo rumo a ribanceira, mesmo…
Mas a minha sorte estava mudando.
De repente parou um jipe que ficou quase uma hora tentando tirar o carro e nada…Logo depois tinha uns 10 jipes, umas 5 caminhonetes e tantos outros carros parados na estrada, todos dispostos a me ajudar. Aí eu me acalmei, pois se perdesse o carro, não teria sido sem tentativas de evitar que isso ocorresse.Amarramos umas mil cordas no Fiat Palio que tinha e três jipes puxaram, até que consegui sair…Depois, festejamos com cervejas e cada um tomou o seu rumo.Estava feliz! Achava que a minha sorte havia mudado.Na volta do feriado, recomeçou o drama. Não parava de chover e a estrada era barro puro. Tinha até pickups atoladas. Mas, surpreendentemente, o meu carro baixinho consegui passar, a muito custo e nervoso, mas quando vi já estava rumando a uma BR da vida.Acho que aprendi a dirigir melhor e devo isso àquele bezerro nada inocente.

NUM DIA, O PASSADO E, EM OUTRO, O FUTURO

por Cyro Saadeh*

Um dia, uma menina de apenas 12 anos jogou um prato de plástico em uma colega de abrigo. Uma típica brincadeira de pré-adolescente. Porém, a resposta imediata que recebeu da Justiça não foi condizente com a sua situação e a plena "leveza", seja do plástico, seja da conduta, seja das conseqüencias, daquilo que poderiam considerar um ilícito. Incrivelmente, ela foi inserida numa medida que se denomina semiliberdade. Sim, um misto de privação de liberdade com liberdade, na verdade, nem uma coisa nem outra, por isso chamada de "semi". E aquela menina passou a dormir na então Febem e durante o dia podia sair para estudar. A única parente que tinha? Uma avó. Uma avó ausente, por isso a necessidade do abrigo para ter onde morar.Não por acaso, num dos dias da vida, quando estava chegando ao Fórum para trabalhar, encontrei a Cristiane (a menina do prato de plástico), que me chamou pelo nome e, feliz da vida, disse que estava em liberdade.Desconfiado, fui consultar o andamento do "Habeas Corpus" que havia impetrado e constatei que havia ganhado a liminar pleiteada. Quem a concedeu foi um dos Desembargadores mais conservadores que havia, mas que de certo teve uma infância comum e sabia discernir brincadeira de malvadezas. Justiça havia sido feita em parte.Depois, todos os demais Desembargadores seguiram aquele que concedera a liminar e permitiram que ela permanecesse no abrigo onde estava inicialmente.Porém, os laços com sua avó, já fracos, foram rompidos de vez, e ela permaneceu nas ruas.Hoje, aquela pequenina menina bonita de cabelos curtos, deve estar com 22 anos, morando em algum canto dessa cidade repleta de blocos de cimentos. Talvez seja mãe, talvez tenha arranjado um companheiro, talvez seja artista. De certo, experiências não lhe faltarão para ser uma grande pessoa e sensível aos atos mais ríspidos.
_______________________________________________
* jornalista

A INOCENTE CLONAGEM

por CYRO SAADEH


Vou tratar da clonagem no mundo público, mas não irei falar de tentativa de burla a concurso público, não. Hummm! Pensando bem, até que se encaixaria nessa inconstitucionalidade, sabia?
A clonagem de servidores públicos parece que pode virar realidade. Você não acredita? Pergunte a qualquer funcionário público se ele não está trabalhando mais do que trabalhava. Sim, está. Isso você mesmo pode constatar. Ah, não vale dizer que ele não trabalhava nada, não, que só botava o paletó na cadeira e saia o dia inteiro. Isso até podia ser verdade para uma classe ou outra dentro do universo do funcionalismo público, mas nunca foi a regra. Vá aos hospitais públicos para ver como os médicos, enfermeiros e atendentes trabalham. Vá às delegacias para ver o quanto há de serviço para os policiais. Saia na rua e veja se os policiais militares não têm o que fazer. Vá a um fórum e veja o tanto de audiência e a quantidade de gente que está lá todo santo dia, faça chuva ou faça sol. Serviço pra essa gente intitulada funcionário público não falta.
E é justamente no fórum que a nossa história irá ter vez.
A história é parcialmente real e relativamente fruto de um pesadelo, e só teve nome do personagem e local alterados para que não houvesse identificação, está bem? Estamos tratando de um certo tipo de “sigilo da fonte”.
Fernando é um defensor concursado, daqueles que ainda acreditam em causa pública, mesmo nos tempos do neoliberalismo, do centrismo político e do quase desaparecimento do idealismo. Pode ser considerado um herói dos tempos hodiernos.
Ah, que bonita a palavra “hodierna”. Fala a verdade, assim, até parece que o está redigindo uma petição a um juiz. Hodierno nada mais significa que atual. Simples, não?
Lá estava ele naquele fórum imenso, com dezenas e dezenas de salas de audiência, muitos juízes, muitos processos, muitas audiências e ele lá, sozinho, para fazer as defesas. Que sufoco!
Ele chegava cedo e alegre, como sempre, naquele fórum bonito e majestoso, mas logo mudava de humor e quedava-se suado. Sim, quedar vem de queda. Ele, literalmente caia de cansaço. Afinal, descer e subir escadas correndo, várias e repetidas vezes para fazer audiências é coisa mais para atleta que para causídico. Ah, outro termo que faço questão de traduzir. Causídico é aquele que defende causas, ou seja, advogado.
Isso está parecendo mais um dicionário de homônimos que uma crônica, para ser sincero, mas vamos continuar a história com bases científicas. Será? Está mais para bases reais, fáticas.
Mesmo suado, com a camisa encharcada, a gravata invertida, com a língua de fora e descabelado, sem parecer nem de longe um lorde inglês, Fernando, o doutor, conseguia fazer o seu serviço.
Num desses dias, uma juíza, brincando, lhe disse: “Doutor, porque o senhor não se multiplica? Aí ficaria mais fácil para o Estado”. E essa frase, bem humorada, não saia de sua cabeça, até que uma noite...
O doutor Fernando chega ao fórum, aliás, doutores Fernandos. Eram 30, todos idênticos, como se fossem gêmeos, com os mesmos trejeitos, a mesma voz, o mesmo jeito de andar e o mesmo conhecimento jurídico. Cada um vai para uma Vara, local em que se realizam as audiências, e todos voltam secos, com a camisa em ordem, gravata certa, com a língua dentro da boca, que permanecia fechada, cabelinho estilo mauricinho e parecendo até lordes ingleses.
No início do mês vinha o contra-cheque com o adicional de clonagem. Cada servidor público ganharia um adicional de 30% por clonagem que ele mesmo realizasse. E ele não teve dúvidas e fez logo 30, o que daria um total de 900%. E não venha com a história de que a clonagem resultaria em um bebê. Não, estranhamente, esse tipo de clonagem, bem futurista, já permitia surgir um sujeito da mesma idade e tamanho do clonado.
E você pensa que o administrador reclamava? Não. Ele até gostava. Ao invés de pagar 30 defensores, ele pagava um, que seria bem remunerado e evitava até a realização de concurso público. E esse funcionário não precisava reclamar dos serviços, pois os 30 dariam conta e não seria necessária a realização de concurso público. Coitados daqueles que estavam fora e queriam prestar provas. Nesse ritmo de clonagem, iria demorar décadas para sobrar uma única vaga.
O engraçado era os Fernandos chegando em casa. Sim, todos tinham o mesmo prenome, só que um era o Fernando I, o outro Fernando II e aí por diante. Todos chegavam e cumprimentavam a única esposa, Fernanda, que não tinha clone. Ela tinha um harém e nenhum deles reclamava, pois eram todos iguaizinhos, tinham o mesmo nome, as mesmas caras, as mesmas “qualidades” e também vontades, e um ciumezinho não iria cair bem para eles. Então, todos permitiam-se conviver com uma única esposa, a sortuda, ou azarada, da Fernanda, que tinha que ficar com 30 homens, até aí acho que ela gostaria, mas com defeitos e manias iguaizinhas, o que devia ser insuportável em um certo estágio de convivência.
De repente, o doutor Fernando acorda. Era tudo um sonho. Lá estava a esposa dele, bonitinha, dormindo ao seu lado. Eram 5 da manhã e ele se levanta, vai escovar os dentes, faz alguma coisa para o café da manhã e sai para o trabalho. Nesse dia ele chega ao fórum faz as audiências e vai falar com o seu chefe.
_ Carlos, eu tive uma idéia.
_ Hum, elas sempre são bem-vindas, amigo Fernando, diga.
_ Você já pensou se nos clonassem, se virássemos vários, como o serviço fruiria melhor?
_ Não estou entendendo...
_ Poderíamos ser clonados. Imaginou a economia para o Estado?

Uma semana depois, o presidente da República aprova uma lei, concedendo um abono e premiação para o servidor que fizesse clonagem avançada, ou seja, que implicasse no surgimento não de um feto, mas de uma pessoa, mesmo, na idade do clonado.
Houve fila de servidores para fazer clonagem. Os concursos acabaram, ao menos temporariamente. Ninguém precisou, mais, sair correndo. As mulheres e os maridos ficaram contentes. Estava instalada a poligamia de fato.
O único porém era que ninguém mais se conhecia ou interagia. O doutor Fernando, o legítimo, chegava na sala de audiências e não sabia se a escrevente era legítima ou um clone. Por isso, somente se sentava e dava um breve sorriso que servia de bom dia. A juíza, o doutor Fernando também não tinha certeza se era a original e permanecia quieto. E assim acontecia com todos os servidores, de todas as classes e carreiras. Todo mundo se via e, com medo, não mantinha diálogos mais profundos que um bom dia, boa tarde ou até logo.
Os clones também ocupavam cargos eletivos. O prefeito era um clone do governador, que seria clone do presidente, que poderia ser clone do ministro e também de membro do Supremo Tribunal Federal? Quanta loucura. Imaginou ver um só rosto que ocuparia vários cargos eletivos? Não. É melhor nem pensar. Teríamos quase que uma ditadura, a ditadura dos clones.
E pensar que tudo teria partido de uma piadinha inocente e na vontade de um idealista de melhorar o serviço público. Olha o que virou.

ENCANTAMENTO - por Cyro Saadeh

Há momentos em que estamos largados
nos sentimos sós,
verdadeiramente abandonados,
e só temos vontade de permanecer sozinhos.
Nada nos encanta,
nada nos alegra,
nada nos surpreende.

De repente, surge alguém
que nos dá atenção,
carinho,
que nos faz sorrir.
Ou, então, passamos a ver
tudo de forma diferente,
com poesia.
E passamos a perceber mais o outro,
a natureza e a nós mesmos.

Aí, tudo começa a mudar.
Passamos a sentir saudades e
não queremos mais ficar sós.
Começamos a sorrir, a nos espreguiçar e
a ter vontade de encontrar pessoas.
Nos encantamos com a vida,
com as pequenas coisas e
com as pessoas.

Tudo passa a ter razão e
começa a fazer parte do nosso dia-a-dia.
Queremos ver o nascer e o por do sol, a lua...
Depois disso, só queremos viver.

OS AMORES DE VERDADE

por LELIANE MORAES*

Os amores de verdade são assim
Mostram-se no cotidiano, nas pequenas ações
Até nos desentendimentos e confusões

São complicados, imperfeitos
São maravilhosos e reais
Nos mostram todos os dias que somos pessoas normais

E dentro de toda essa normalidade
Revelam-se os mais especiais sentimentos
Vivenciados nos mais surpreendentes momentos

Abençoados divinamente
Eternizados nas lembranças
Alimentados pela esperança

Admirados a cada dia
Fortalecidos com naturalidade
Constroem o que chamamos de felicidade

_________________________________

* jornalista, escritora

Vem chegando o verão...

por LÚ MATOS*



...E o calor no coração! A música tem esse refrão!
Ah o verão... Chego a suspirar quando já me imagino com aquela cor saudável e vestindo aquelas roupas leves!
Eu penso que o verão é a estação da conquista, vocês já pararam pra pensar no quanto ficamos mais bonitas nessa estação?
E se mais bonita estiver, mais será observada e mais será paquerada!
Há quem não goste, eu acredito que só os loucos possam não gostar!
Estar no verão é acordar mais cedo, pelo menos pra mim. No inverno a gente sempre quer ficar um pouco mais na cama... O calor faz a gente pular mais cedo dela e o dia fica mais longo!
Acho que a gente fica mais disposta, com carinha de saúde, a bochecha avermelhadinha dispensa o uso do blush!
Aliás, usa-se menos maquiagem no verão! Até porque fica pesado o rosto quando bronzeado e muito maquiado... Evitem!
Nada mais deselegante que uma mulher no verão a noite bronzeadíssima com cara de transformista que acabou de dar um show!
Ah abuse dos tons claros também, eu como uma romântica incurável que sou aposto muito no look vestidinho de boneca em tons pastéis!
Os homens adoram, na verdade eles nos adoram quando estamos vestidas de acordo com o momento e estação!
Pra mim esse papo de estilo único é furado! A mesmice é uma droga! E como toda droga é chato, cansativo e causa mau humor!
Eu super apoio a coisa da tendência, a moda existe pra isso, os meios de comunicação mostram tudo que vai se usar, só é brega quem quer!
Ficamos muito sedutoras no verão! Aproveitem pra ousar mais, ser mais atrevida com seus pares!
Abusem daquela marquinha de biquíni que eles amam! Eles praticamente enlouquecem com uma marquinha daquelas...
Ah um detalhe importante: Não usem perfumes fortes no verão!
Os perfumes muito marcantes só combinam com estações frias...
Aproveitem o sol e usem sempre filtro solar!
Usem amor no verão e fiquem com a pele fantástica!
____________________________
* jornalista

COMO SER REVOLUCIONÁRIO HOJE EM DIA? por Cyro Saadeh

Como ser revolucionário hoje em dia, com a valorização do consumo, com a globalização econômica e com o pensamento neoliberal dominando mentes, corações, atitudes e até alguns espíritos mais desavisados? Será que nos robotizamos? Não. Ainda bem que não. Para ir contra essa onda de desconsideração da alma humana, não é necessário usar armas ou utilizar-se de verborragia. Não é preciso ser terrorista ou político. Para transformar e fazer mudar, basta enxergar o que os outros não são capazes de ver. A simplicidade silente da amplitude do olhar pode ser revolucionária, sem agredir ou ferir. Se colocada em palavras, repletas de emoção e razão, pode ter a mágica de conquistar gerações e criar a expectativa de modificação da própria humanidade.

DESCRIÇÃO PRÓPRIA? por Cyro Saadeh

Hoje, sou um pouco poema e um pouco drama; um pouco onírico e um pouco pesadelo; um pouco sério e um pouco bobo; um pouco de tudo e quase tudo de pouco e de nada. Sou a própria imperfeição reconhecida na essência do ser humano. Não sou santo e nem monge, mas não sou o errante. Acredito no criador do universo, tenha ele o nome que tiver, e desacredito na real existência do ser humano, que não é, mas apenas está temporariamente, fruto do reflexo de um olhar desatento. Sou polêmico intrinsecamente e por isso vivo, estou e penso. Sou um ser humano e isso já me explica. Entendeu? Eu também não. Se nem Freud foi capaz de compreender e descrever com exatidão o ser humano, quem serei eu para traçar algo sobre o gênero humano ou, sequer, para me descrever com algumas poucas palavras...

LIBERTAÇÃO DA ALMA - por Cyro Saadeh

Liberte a alma dos pensamentos nefastos. Liberte a alma dos canais que a conduzem à matéria. Procure a felicidade muito além da razão. Procure aquilo que ninguém viu. Procure ser alguém além da mesmice materialista. Procure em você mesmo a sua essência. Procure olhar os outros não como concorrentes, mas como pessoas que também estão perdidas, em busca de um motivo, de um sorriso, de um ombro amigo e de uma palavra carinhosa. Vá além, supere os limites e seja você mesmo, franqueando sempre a dignidade, a esperança e a felicidade. Fomos colocados neste planeta e aos poucos o dominamos. Nos sentimos deuses no momento em que podemos alterar a genética, o conhecimento e a natureza. Nos sentimos poderosos, mas não conseguimos conter dramas e catástrofes naturais e tampouco asseguramos a sobrevivência da nossa espécie. Não sabemos o que fazemos e quem nos colocou neste mundo e para onde vamos. Não enxergamos nossas infinitas limitações. Liberte a alma que ela a conduzirá a um mundo mais ameno que esse da razão.

JUSTIÇA DO TRABALHO - por Cyro Saadeh

A Justiça do Trabalho tem sido objeto de análise-crítica pela imprensa nos últimos 10 anos. Primeiramente, foi proposta a sua extinção, o que não ocorreu. Depois, foi pensado e proposto o término dos cargos de juízes vogais, que eram aqueles indicados pelos sindicatos patronais e de empregados, o que já foi implementado há alguns anos. Agora, a mídia questiona o volume astronômico de 2 milhões de novos processos ao ano, o que supera em muito os Estados Unidos, com 75 mil, a França, 70 mil e Japão, com 2,5 mil, segundo dados levantados pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 12/02/07.

Aproveita-se tal situação para questionar, primeiramente, a legislação trabalhista, como se os direitos dos trabalhadores fossem a maior causa do sufoco da justiça especializada. Culpam-se os encargos trabalhistas. É óbvio que se há esse volume grande de ações, é porque muitos empregadores não pagam o que devem e muitos empregados pedem o que não têm direito. A culpa não é tanto da legislação, já modificada em parte pelo pensamento neoliberal vigente, mas da situação econômica do país e do arraigado hábito de deixar para resolver tudo somente em juízo. Deixar o trabalhador sem essas garantias conquistadas com tanta dificuldade é permitir que os brasileiros trabalhem ainda mais barato para o mercado, o que não parece ser justo, humano e nem moral.

Há também a proposta de se criar mais mecanismos de conciliação extrajudicial, como mecanismo precedente ao ingresso com uma reclamação trabalhista. Essa é uma alternativa moderna e eficaz, que diminuiria o volume das ações na sobrecarregada Justiça trabalhista. Mas muito se discute e pouco se implementa.

Do total de 2 milhões de novos processos, indica-se que mais de 5%, ou seja, algo superior a 100 mil, são de ações das administrações públicas municipais, estaduais e federal. É bom lembrar que nesse número não se levam em conta os processos de natureza trabalhista que correm nas Varas da Fazenda Pública, propostos pelos funcionários estáveis, os estatutários.

A Justiça do Trabalho, em especial a paulista, da 2ª Região, tem corrido para diminuir a lentidão nos trâmites de seus processos, investindo maciçamente na informatização. Hoje, é possível apresentar uma petição e acompanhar o andamento de um processo pela internet. Há até a possibilidade de se efetuar a protocolização de uma petição sem sair do carro, no sistema conhecido como “drive-thru”.

A Justiça está se modernizando e também se tornando mais confortável aos advogados e partes. Os prédios da Justiça do Trabalho, hoje, estão muito melhores que há 10 anos. Basta ver o famoso prédio do “Lalau”, apelido daquele sujeito que desviou dos cofres públicos uma quantia astronômica, e que hoje está preso. Essa obra, embora enorme e construída sobre uma área não propícia, pois a Barra Funda é uma região de várzea de rio, tornou mais cômoda a vida de milhares de advogados que tinham que correr de um fórum para outro, de um local para outro, sob chuva ou debaixo de um forte sol, para enfrentar, assim que conseguissem chegar nos prédios, uma enorme fila nos elevadores e uma gritaria e tumulto nas varas, onde se chamavam vários nomes ao mesmo tempo. Hoje, tudo está mais organizado e até estacionamento gratuito é destinado aos advogados.

As causas do aumento do volume de processos parecem ser claras. A primeira hipótese que surge é a da recessão econômica para os empregadores. A segunda é a da utilização, por muitos patrões, de uma forma de postergar o pagamento, isso se o trabalhador se der ao trabalho de reivindicar algo. A terceira é a de que o trabalhador está mais atento aos seus direitos e propõe ações por conta disso. A quarta é a de que muitos empregados pedem mais do que têm direito, e propõem pedidos descabidos.

A Justiça do Trabalho, mais que qualquer outra, reflete bem essas questões e divisões da sociedade brasileira, onde o empregador quer ter menos encargos e o empregado quer receber salários melhores. Pretensões não atendidas, de uma parte ou de outra, implicam, sim, no aumento de ações.

O que assusta, porém, é o custo de um processo. “Para cada R$.1.000,00 julgados, a Justiça do Trabalho gasta cerca de R$.1.300,00” segundo o sociólogo José Pastore. É um valor absurdo e que torna urgente a implementação de outras formas de conciliação extrajudicial.

25 de Março - por Cyro Saadeh e Eliane Ramos, jornalistas

A rua 25 de março retrata um pouco do Brasil heterogêneo e miscigenado. Na rua se vêem nordestinos, negros, chineses, sírios, libaneses, brasileiros de todas as etnias, credos e cores.
Logo cedo, a rua 25 de março desperta preguiçosa, praticamente vazia, com poucas pessoas vagando de um lado para o outro. Camelôs carregam suas mercadorias e lojas vão sendo abertas vagarosamente. Já por volta das dez da manhã a situação muda radicalmente e a rua vira um mar de gente e de barracas. Um verdadeiro tumulto toma conta das ruas e os carros mal conseguem circular. Nesse horário é necessário ter um pouco de paciência para circular na região.
Aquele lugar impressiona. A maior parte das lojas é de armarinhos, tecidos, meias e bordados. Mas lá se encontra de tudo. Há produtos importados dos mais variados, vídeos-bingos e até pequenos animais de estimação sendo vendidos na rua. É um verdadeiro shopping a céu aberto.
Para quem gosta de comprar em prédios de estilo americanizado, também conhecido por shoppings centers, há algumas opções, que vão da conhecida e lotadíssima Galeria Pagé ao Shoppings Oriental e 25 de março.
Há algumas lojas estabelecidas no local há quase 80 anos. Miguel Al Makul Jr., da Casa Fortaleza, demonstra apreço e carinho pelo o que faz. E ainda consegue reservar um tempo para nos revelar fatos e histórias ao nos acompanhar por quase duas horas por alguns recantos da badalada 25 de março.
Pessoas simpáticas, com um sotaque árabe, atendem bem esses repórteres e ajudam a desvendar mistérios que poucas pessoas conhecem. Como bons contadores de histórias, esses árabes e descendentes nos fazem relembrar as mil e uma noites e nos encantam com as histórias de prédios e de pessoas.
Quem tem interesse de conhecer um pouco mais da história de São Paulo ou simplesmente pretende fazer boas compras com pouco dinheiro, vale a pena conferir a rua 25 de março. Uma dica: chegue cedo. Também é possível conhecer um pouco mais daquele verdadeiro centro comercial através do site www.25demarco.com.br.

CURIOSIDADES SOBRE A RUA 25 DE MARÇO
Não é só de comércio lojista ou de camelôs que vive a rua 25 de março.
Quem poderia imaginar que em pleno centro comercial da rua 25 de março existe uma pequena e simpática Igreja Cristã-Ortodoxa, com 102 anos de história? As barracas, as pessoas e a pressa impedem que percebamos esse interessante ponto turístico paulista, a Igreja da Nossa Senhora. Graças a Miguel Al Makul Jr., um simpático descendente de imigrantes sírios, pudemos conhecer esse e outros pontos que marcaram a história do povo árabe no centro de São Paulo.
Para quem imagina que o árabe é necessariamente muçulmano aí está a primeira prova de que o árabe crê em um só Deus, que pode tomar a forma católica, cristã-ortodoxa, maronita e islâmica. Não se esqueça que há árabes-judeus e árabes protestantes, também.
Comer bem não é difícil naquele local. Há de tudo e por um preço bem acessível. Quem se interessa pela culinária árabe pode ir à confeitaria Pagé, quase ao lado da galeria de mesmo nome, e se deliciar com esfihas, quibes e doces a um preço bem convidativo. Vale a pena experimentar a esfiha de massa folhada, o zatar - um espécie de orégano árabe misturado com gergelim-, e também o chiclete de caixinha libanês. O único problema é que a refeição rápida tem que ser feita de pé. Se tiver um pouco mais de tempo, aproveite para ouvir as belas histórias do Profeta Elias, um simpático libanês de olhos claros.
Para quem prefere fazer a refeição sentado, é possível gastar pouco e comer bem no restaurante Ponto Árabe, ao lado da confeitaria. Mas se a pretensão for gastar um pouco mais, com comodidade, há o restaurante Raful, onde as iguarias sírio-libanesas também são bem servidas.
Você gosta de música árabe? Assistiu a novela “O Clone”? Pode encontrar o Toni na Casa Árabe, que vende instrumentos musicais e de danças típicas.
Há até um pequeno museu particular estabelecido no andar superior da loja Rei do Armarinho, na rua Cav. Basílio Jafet. Lá se poderá ver fotos da rua 25 de março do início do século passado e conhecer um pouco mais das tradições árabes.
Aquela região ainda consegue nos reservar outras surpresas. Há uma estátua linda, datada de 1929, em meio a um pequeno bosque, que retrata a amizade sírio-libanesa. Nossa despedida, já repleta de sacolas e de saudades, fechou com chave de ouro, ao vermos uma revoada de periquitos que pareciam querer dizer até logo.

Atenção cowboys e cowgirls de plantão

por LELIANE MORAES*

Para quem gosta de sertanejo tanto faz se mais dançante ou dos bons e antigos, de raiz, como são denominados, o lugar ideal para passar as madrugadas é o Villa Country.
O local é decorado em estilo faroeste e te transporta verdadeiramente para um mundo mágico, de filme, diversão para todos os gostos, pois a casa é enorme e tem diversos ambientes.
Possui restaurante, bar com música ao vivo e também uma pista de dança onde se treinam passinhos sincronizados. Os jogadores de sinuca ganham um espaço amplo e repleto de mesas e sofás confortáveis.
Além de tudo isso há a área vip, ou camarote, de onde pode ser visto com conforto o show que estiver sendo apresentado na noite.
Realmente, trata-se de um ambiente interessante e diferente, vale a pena conhecer, e para quem já conheceu, sempre é bom retornar.
___________________________________________
* jornalista

Primeiro se ame!


"Enquanto não superarmos a ânsia do amor sem limites,não podemos cresceremocionalmente.Enquanto não atravessarmosa dor de nossa própria solidão,continuaremosa nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, énecessário ser um".
Fernando Pessoa

__________________________________________________

por LÚ MATOS*


Pra amar alguém de verdade temos que estar devidamente em ordem com nosso coração, mente e corpo!
Cuide-se, proteja-se antes, coloque você em primeiro lugar e quando se sentir plena e de bem consigo diga a si mesma que está pronta!
Para se viver um grande, ou pequeno amor, temos que estar plenas de nós mesmas...
Todas as vezes que estive carente ou mesmo de mal com meu corpo sempre entrei em relações desastrosas!
Acho que estou aprendendo com a lei do retorno que tudo precisa mudar na gente mesmo.
A mudança tem que vir de nós! O amor começa por nós!
Esse trecho que citei no início, do meu grande e favorito poeta português Fernando Pessoa, diz tudo!
É necessário ser “um”, e o “um’ é você! E esse “um” é o ser mais importante de sua vida!
Tire um tempinho que seja na sua corrida vida pra se dedicar a você!
Leia um bom livro, ande,corra, assista a um bom filme...
Olhe-se no espelho, compre um sapato novo, faça as unhas ou mechas nos cabelos!
Faça algo que te impulsione a se sentir bela, e deixe o mundo conspirar em favor da sua beleza! Ela está bem ai dentro de você! Coloque-a fora, deixe que o mundo a perceba!
Tudo que acontecer daí em diante será sempre mais fácil de lidar, certamente você saberá ter melhores escolhas não só na vida amorosa, mas na vida em um todo!
Procure se apegar a algo: seja ao “segredo- lei da atração”, ou a igreja, ou ao culto... A religião escolhida não importa, mas, tem que ser aquela em que você se sinta conectada com o que é do bem!
Desfrute de “um” ser lindo que é você! Assim poderá distribuir amor por onde passar e receber em dobro!
Amar-se não tem preço e é o melhor remédio pra se começar a ser verdadeiramente feliz!
Ame-se!

_______________________________________

* jornalista

DEMOCRACIA? (por Cyro Saadeh)

A democracia ainda não foi instaurada, sendo esse regime vigente extremamente frágil. A participação popular na tomada de decisões é dependente de uma série de fatores, que podem ser resumidos nos conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade, em suas acepções mais amplas. Mas não é o que ocorre quando se propaga inverdades ou se omite fatos na mídia e as autoridades ou incentivam ou se calam; quando não se propicia igualdade de acesso à informação e cultura; quando se cerceia a liberdade sob pretextos ilegítimos, religiosos ou morais ou, ainda que legítimos, que propiciem algum tipo de discriminação étnica, religiosa, sexual ou de outra condição ou estado; quando se privilegia, através de ação efetiva ou por descaso, o consumo desenfreado de bens duráveis ou supérfluos, incluindo-se as substâncias entorpecentes, em detrimento de sentimentos de fraternidade e solidariedade necessários à vida em sociedade. Não existe e nunca existirá democracia sem liberdade, igualdade e fraternidade efetivas a todos.

Viver pode não ser para qualquer um - por CYRO SAADEH

A vida consiste-se na habilidade de lidar com um pouco de tudo isso: sonhar com a alma; amar com o coração; criar poesia com a sensibilidade criativa; fantasiar e viajar com a mente; e ser capaz de sorrir, por maior que seja a dificuldade.

A ERA DA TRANSFORMAÇÃO - por Cyro Saadeh



Vivemos a era do transformismo.
Rios transformam-se em esgotos.
Crianças transformam-se em pequenos adultos.
Viver transforma-se em uma luta constante para a maioria dos seres humanos.
A mídia transforma-se em algo cada vez menos representativo que a média.
A política transforma-se em forma de enriquecimento.
A natureza transforma-se em decorrência da ação humana.
Igrejas transformam-se em centros de arrecadação financeira.
Povos transformam-se em cobaias de testes de novos armamentos e vacinas.
Travestis, aceitos nos primórdios, transformam-se em objeto de chacota.
Gay transforma-se em “clean”.
Homens transformam-se em metrossexuais.
Mulheres transformam-se em bonecas artificiais.
Sexo transforma-se em rotina.
A vida transforma-se em um rir a toa, descompromissado com o planeta.
E a vida, aos poucos, transforma-se naquilo que acreditamos ser a morte.

A COMUNICAÇÃO PELA INTERNET - por Cyro Saadeh

A internet está revolucionando a arte de comunicar. Através dela as pessoas interagem com maior facilidade e a comunicação torna-se quase perfeita, sem o famigerado ruído perturbador de qualquer diálogo ou de qualquer mensagem.
Hoje, nem todos têm acesso a esse meio eletrônico de grande amplitude virtual. No entanto, em pouco tempo os computadores mais simples tornar-se-ão acessíveis a grande parcela da população dita de poucos recursos financeiros e estaremos próximos de alcançar os preceitos Constitucionais de amplo acesso à educação, cultura e informação.
E esse acesso tende a ser revolucionador. Na internet há rádio, televisão, notícias divulgadas em forma de revistas eletrônicas, artigos típicos dos grandes jornais, vídeos, ou seja, uma gama enorme de meios de comunicação num único veículo.
Mas o que, de certo, vem causando um certo frisson são os vídeos. Eles, aos poucos, ocuparão o espaço de um tipo específico de literatura, daquela com a linguagem mais direta, com mensagens bem objetivas. E isso será feito com a utilização de textos literários, músicas e imagens. É evidente que os livros de grandes escritores continuarão a existir, pois quem deixaria de ter o prazer de ler na cama, antes de dormir, na sala, no ônibus ou metrô?
E esses vídeos alcançarão tanto aqueles que nunca tiveram acesso, como aqueles que não têm o hábito da leitura.
Um novo tempo promete uma interatividade maior, mas também uma informação mais abrangente, alcançando um parte que anteriormente era excluída dessa importante relação nas mensagens.